Tempo - Tutiempo.net

Seleção deve usar força máxima contra a Colômbia

tite, convocação da seleção brasileira — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Desde o fim da Copa do Mundo, Tite tem utilizado as datas Fifa destinadas a amistosos para oportunizar – um de seus verbos favoritos – o maior número possível de convocados. Não deverá ser diferente ao longo da próxima semana, nos duelos da seleção brasileira contra Peru, a quem venceu na final da Copa América, e Colômbia, “adversária imaginária”.

Nas simulações de Tite depois do sorteio, o Brasil disputaria o título com os colombianos. O técnico não se esquece de como foram difíceis os confrontos pelas eliminatórias. Logo no segundo jogo no cargo, viu Coutinho e Neymar, ambos no auge, construírem o gol da vitória por 2 a 1 na reta final. Um ano depois, empate na encalorada Barranquilla.

Os jogos do Brasil de Tite contra a Colômbia:

6/9/16: Brasil 2×1 Colômbia

25/1/17: Brasil 1×0 Colômbia (só jogadores de clubes dos dois países foram convocados)

5/9/17: Colômbia 1×1 Brasil

Resignada com a dificuldade de enfrentar times europeus nos amistosos, a comissão técnica há tempos deseja medir forças com a Colômbia. Até por isso, deve colocar em campo sua formação mais poderosa no amistoso do dia 6, em Miami.

Dia 10, em Los Angeles, no terceiro jogo diante dos peruanos em menos de três meses, a Seleção vai aproveitar para dar minutos aos atletas menos escalados. Trata-se de um adversário que já exigiu dos titulares tudo o que podia. Essa é uma das metas da viagem aos Estados Unidos: permitir que nomes como Militão, David Neres, Paquetá, e outras peças valiosas para o ciclo até 2022 acumulem mais tempo de jogo.

Os jogos do Brasil de Tite contra o Peru:

15/11/16: Peru 0x2 Brasil

22/6/19: Brasil 5×0 Peru

7/7/19: Brasil 3×1 Peru

Da formação campeã da Copa América, somente três titulares não estão convocados: Alisson (machucado), Everton (o Grêmio disputa a semifinal da Copa do Brasil) e Gabriel Jesus (suspenso e também lesionado). Ederson entrará no gol e Neymar voltará à equipe na vaga de Everton, resta saber se aberto pela esquerda ou mais centralizado. Tite cogita uma nova função para seu camisa 10.

Richarlison e David Neres despontam como favoritos a substituir Jesus, mas isso também passa pela decisão de onde acomodar Philippe Coutinho.

Dessa forma, contra a Colômbia, Tite poderá ter Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Arthur; David Neres (Richarlison), Neymar e Coutinho; Firmino.

Alexandre Lozetti

OUTRAS NOTÍCIAS