Tempo - Tutiempo.net

Certificação de qualidade equipara Hospital da Bahia aos grandes hospitais da Europa

Hospital da Bahia

O Hospital da Bahia recebeu o selo de “Acreditação de Qualidade Avançada” da ACSA, a maior instituição certificadora internacional europeia.

O processo de Acreditação durou cerca de oito meses e envolveu minucioso trabalho de toda a equipe do hospital para adequação das normas e requisitos exigidos pela ACSA, uma vez que todas as áreas e processos foram muito bem avaliados.

Na fase de autoavaliação, profissionais do hospital tiveram acesso ao sistema informatizado da ACSA, no qual foi registrado o cumprimento dos padrões, identificando e registrando evidências positivas ou áreas de melhoria em relação ao Manual de Padrões de Certificação ACSA.

Na fase de vistorias, uma equipe da ACSA visitou o hospital verificando as evidências dos cumprimentos dos padrões e requisitos.

Este é um processo que coloca o Hospital da Bahia, no mesmo nível de grandes instituições de saúde em todo o mundo. Uma conquista para os baianos, que têm à sua disposição um hospital de referência internacional. Além de motivo de orgulho para toda a classe médica no estado.

A conquista foi marcada por um evento com a presença da diretoria executiva e administrativa do hospital, além de representantes da ACSA. Na abertura, o superintendente executivo, Dr. Marcelo Zollinger, ressaltou: “este é um dia importante para a instituição, porque premia todo o esforço que fizemos, as infinitas horas de trabalho que nos dedicamos, resultado do trabalho de toda a equipe com muita vontade de acertar sempre com as melhores práticas assistenciais.

Eu me orgulho de chegar aqui com vocês para receber esta certificação com o maior número possível de colaboradores, corpo clínico e representantes leais de toda esta família que estão neste auditório, porque este processo não é somente nosso, mas de toda a comunidade baiana, dos pacientes que são bem assistidos e das pessoas que nos procuram”.

O diretor de operação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – IBES, Christian Hart, pontuou: “a metodologia ACSA é uma certificação internacional e hoje um modelo oficial de avaliação das redes de referências da União Europeia.

Então, estamos falando de uma Acreditação muito importante para o Hospital da Bahia, estamos muito seguros e satisfeitos com todo o resultado e a forma como o hospital abraçou a Acreditação”.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade do hospital, Dílian Simões, pontuou a excelência e referência na alta complexidade que torna o Hospital da Bahia ágil e inovador. “Faço um agradecimento especial a cada colaborador, da operação à gestão, a cada um de vocês que fez o nosso projeto ser reconhecido internacionalmente”.

O Superintendente, Dr. Jadelson Andrade, ao fazer referência a importância da certificação internacional para o Hospital da Bahia, elogiou o trabalho da equipe de Qualidade Assistencial para alcançar o objetivo planejado e destacou de forma especial o trabalho do superintendente médico-executivo, Dr. Marcelo Zollinger, no comando do projeto.

“Tenho certeza da sua determinação na busca incessante desta certificação. Em nome de seus colegas de diretoria, do corpo clínico e de todos os colaboradores, quero fazer um agradecimento especial por você ter capitaneado este projeto, com tanta competência para trazer o Hospital da Bahia a este nível de excelência internacional e, mais do que isso, a sustentação de um trabalho sólido” finalizou.

Hospital da Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS