Carlos Lima
Hoje dia 17/07/2018 às 17:37:47

Estadual
Carlos Lima | Publicado em 02/07/2018 às 17:06:40

Cortejo do 2 de Julho encanta turistas pelas ruas de Salvador

Cortejo do 2 de Julho encanta turistas pelas ruas de Salvador RUI COSTA NO CORTEJO 2 DE JULHO

Principal evento cívico do povo baiano, o tradicional cortejo do 2 de Julho transcorreu em ritmo intenso este ano, por conta das expectativas em torno de jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, nesta segunda-feira, às 11 horas.

A disputa esportiva, no entanto, reforçou o clima de patriotismo que o evento comemorativo da Independência da Bahia desperta, com as cores verde e amarelo marcando presença entre a multidão que acompanhava o cortejo do Largo da Lapinha ao Centro Histórico.

“A tradição do 2 de Julho é uma parte importante da história e da cultura da Bahia que é muito atraente para os turistas”, afirmou o secretário do Turismo do Estado, José Alves, que participou das comemorações nesta manhã.

De fato, o espetáculo enche os olhos de nativos e turistas que circulam pelo entorno do cortejo na data maior do calendário cívico baiano.

Nas imediações do trajeto, principalmente no Largo do Pelourinho, era possível ver turistas admirando-se com o colorido e o fervor da festa cívica.

“É muito bonito o desfile, além de ser importante pela valorização da cultura brasileira e o resgate da nossa história”, disse a paulistana Elisângela Escribano França, que circulava de verde e amarelo. Ao lado, a filha Giovana mostrou-se maravilhada com a energia da terra que estava começando a conhecer:

“O axé da Bahia é tudo”.

Para o francês Yoann Juhel, também recém-chegado a Salvador, o que chamava a atenção era a diversidade cultural que só se vê na Bahia. “Aqui parece que é festa para todo o lado, tem Santo Antônio, São João, São Pedro e agora este desfile do 2 de Julho.

É uma festa diferente, aqui eu consigo ver grupos de candomblé, capoeira e percussão afro-brasileira, vou aprender mais sobre esta terra”.

Ascom/ Setur

Comentários

comentários

Veja também