Tempo - Tutiempo.net

Deputados que querem visitar Lula deviam preocupar-se com presos na Bahia, diz Geilson

Deputado Carlos Geilson

A pretensão da bancada do PT de enviar uma comitiva de parlamentares baianos a Curitiba (PR), com o objetivo de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e inspecionar as instalações onde ele está preso, na sede local da Polícia Federal, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (23).

Geilson lembrou que na semana passada um grupo de 11 senadores viajou a Curitiba, com as despesas pagas pelo erário, para verificar in loco se são adequadas as condições da carceragem onde o ex-presidente cumpre a pena de doze anos e um mês de prisão a que foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Após a visita, os senadores disseram que as instalações carcerárias são adequadas.

Mesmo assim, uma nova comitiva, dessa vez formada por deputados federais ligados ao PT, quer viajar nesta terça-feira para a capital do Paraná, também as custas do erário, para verificar se a sala especial de 15 metros quadrados, com banheiro privativo, chuveiro elétrico e televisor, é adequada para Lula.

“Para serem coerentes com seus discursos de suposta defesa dos direitos humanos, esses deputados deveriam se preocupar também com a dura realidade do sistema prisional baiano, que é responsabilidade do governo do PT”, disse ele.

Geilson disse que a maioria das unidades do sistema prisional baiano apresenta superlotação e condições carcerárias degradantes.

Ele listou algumas dessas unidades prisionais com superlotação e disse que o ranking é liderado pela Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, que tem um excedente de 773 detentos – está com o dobro de sua capacidade, que é de 771 presos.

“Todos estes presos, tenho certeza, gostariam de estar também em uma cela especial de 15 metros quadrados, com uma cama decente, roupa de cama limpa, banheiro privativo, água quente e televisor para ver os jogos do Bahia, do Vitória, do seu time preferido”, observou.

BLOG DO VELAME

OUTRAS NOTÍCIAS