Tempo - Tutiempo.net

Em comemoração a seu 1º ano, Casa do Carnaval terá acesso gratuito nesta quarta

Casa do Carnaval

Em comemoração ao primeiro aniversário, a Casa do Carnaval funcionará de forma gratuita nesta quarta-feira (13), das 11h às 19h. Os espaço que está sujeito a lotação e os visitantes devem acessar o museu até as 18h, ganhará seis novos filmes.

Quem for ao espaço já poderá conferir os novos filmes que serão incluídos no acervo do museu, como o curta “Irmãos Macêdo”, que retrata a história dos fundadores do trio elétrico Dodô e Osmar, além de apresentar a família, através dos depoimentos de Armandinho, Aroldo, André e Betinho.

Os visitantes poderão, ainda, assistir ao filme “Moraes Moreira”, que exalta o artista como o primeiro cantor a subir em um trio elétrico, momento em que foi consolidada mais uma transformação da folia momesca; e “O visual do Carnaval”, uma roda de conversa entre os grandes responsáveis pela estética do carnaval: Juarez Paraíso, Jotta Cunha, Pedrinho da Rocha, Alberto Pitta e Ray Viana.

A estética dos carros de trio, a história do Carnaval e a obra de Riachão também serão respectivamente retratados através dos filmes “Orlando Tapajós”, “Paulo Miguez e Milton Moura” e “Riachão”.

Tudo isso é acrescentado ao acervo histórico presente no ambiente, que é composto por adereços, instrumentos musicais, figurinos usados por grandes nomes da música baiana, miniaturas de personagens como o folião, o ambulante, a baiana do acarajé e os músicos que fazem a festa.

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Casa do Carnaval.

O espaço é localizado na praça Ramos de Queirós, no Centro, ao lado da Catedral Basílica, em um imóvel do ano de 1921, conhecido anteriormente como a Casa do Fronstispício – tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões para a implantação do museu.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS