Tempo - Tutiempo.net

Inglês dono de barco com drogas tripulado por brasileiros é extraditado para Salvador

Velejadores brasileiros que estavam presos em Cabo Vede — Foto: Reprodução/TV Bahia

Preso na Espanha desde junho de 2018, o inglês Robert James Delbos, que seria um dos donos do barco apreendido com velejadores brasileiros em Cabo Verde, na África, transportando cerca de uma tonelada de cocaína, em agosto de 2017, foi extraditado para Salvador, na quinta-feira (11).

De acordo com a Polícia Federal (PF), Delbos está custodiado na Superintendência da PF em Salvador. Em nota, o Ministério da Justiça informou que ele será transferido para o sistema prisional da cidade.

As investigações da Polícia Federal apontam que Delbos chegou ao Brasil como tripulante do veleiro Rich Harvest e que foi responsável pelo pagamento das reformas executadas na mesma embarcação para que fosse escondia uma tonelada de cocaína no veleiro.

A embarcação e a droga foram apreendidas em agosto de 2017, em São Vincente, Cabo Verde e, na ocasião, Delbos não estava no veleiro. Os tripulantes eram os três velejadores brasileiros, Rodrigo Lima Dantas, Daniel Ribeiro Dantas e Daniel Felipe da Silva Guerra; além do francês Olivier Michel Marie Thomas.

Os velejadores foram presos por tráfico internacional de drogas e condenados, em março de 2018, a 10 anos de prisão pela Justiça de Cabo Verde. posteriormente, o julgamento foi anulado e, em fevereiro deste ano, os brasileiros foram soltos para responder ao processo em liberdade.

Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas ficaram presos durante 18 meses e alegam inocência.

Os familiares dos brasileiros afirmam que eles não sabiam que a droga estava escondida no barco. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação, e a droga teria sido colocada na embarcação pelo proprietário do barco ou por outra pessoa, sem que os velejadores fossem avisados.

O pedido de prisão preventiva de Robert James Delbos foi decretado pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador, juntamente com outros dois estrangeiros suspeitos de também serem dondos da embarcação: George Edward Saul e Matthew Stephen Bolton, todos indiciados pela prática do crime de associação internacional de drogas.

George Edward Saul, também conhecido como George Fox foi preso na Itália, em agosto de 2018, mas foi solto no mês seguinte. A PF não soube informar qual a alegação utilizada pela Justiça italiana para liberar o homem. Não há detalhes sobre o paradeiro dele e nem de Matthew Stephen Bolton.

A extradição de Delbos para Salvador foi efetivada por conta do Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Espanha.

Caso

Em 2017, os três velejadores brasileiros foram preso em Cabo Verde, depois que a polícia encontrou mais de uma tonelada de cocaína escondida na embarcação que eles iam levar para uma ilha em Portugal
Os brasileiros, no entanto, afirmam que não sabiam que a droga estava no barco, e que teriam sido vítimas de um golpe.
Segundo eles, um anúncio procurava velejadores para compor a tripulação do veleiro que tinha acabado de ser reformado em um estaleiro em Salvador. Era uma oferta de trabalho de uma empresa internacional de recrutamento de mão-de-obra.
Rodrigo e Daniel foram contratados pela empresa a Yatch Delivery Company, com sede na Holanda. Em Natal, o gaúcho Daniel Dantas se juntou à equipe.
Antes de sair do Brasil em agosto, o veleiro passou por inspeções da Polícia Federal em Salvador e em Natal. O barco foi liberado sem que nenhuma irregularidade fosse encontrada.
Em Cabo Verde, na África, o veleiro foi mais uma vez inspecionado e mais de uma tonelada de cocaína foi encontrada escondida em um piso de concreto e cimento na embarcação.
Dois ingleses que seriam donos do barco apreendido com velejadores brasileiros em Cabo Verde, na África, foram presos em 2018.
Um deles foi solto menos de um mês depois de ser detido.
Em março de 2018, os velejadores brasileiros foram condenados a 10 anos de prisão pela Justiça de Cabo Verde.
Em junho de 2018, Robert James Delbos é preso na Espanha.
Em dezembro do mesmo ano, a Justiça de Cabo Verde anulou o julgamento dos brasileitos, após recurso da defesa. O judiciário do país africano entendeu que o primeiro julgamento não deu direito à ampla defesa dos condenados por não ouvir testemunhas e relatórios de defesa.
No dia 7 de fevereiro de 2019, os velejadores brasileiros foram soltos para responder ao processo em liberdade. Uma semana depois, eles chegaram ao Brasil.
Em abril de 2019, Robert James Delbos foi extraditado da Espanha para Salvador.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS