Tempo - Tutiempo.net

Na Bahia dependentes químicos e moradores de rua são beneficiadas

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) assinaram nesta quarta-feira (3) um convênio para serviços especializados, visando à inclusão de reabilitação para usuários de substância psicoativa e apoio às pessoas em situação de rua.

O evento contou com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla, da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes.

Com a assinatura do convênio, a Osid passa a administrar o Centro de Convivência Ponto de Encontro, que fica na Rua do Boqueirão, bairro de Santo Antônio Além do Carmo.

A unidade é um espaço de atenção aos dependentes químicos e um ponto de apoio social aos usuários de drogas para deixar o vício.

O auxiliar de pedreiro Edvaldo Passos de Assis, 48 anos, há seis meses em situação de rua, disse que encontra apoio importante na unidade. “Aqui, eles acolhem com respeito e ajudam a gente ter mais dignidade”.

Segundo Solla, o objetivo do convênio é ampliar as ações e os serviços de reabilitação para adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social, oferecendo tratamento terapêutico, acolhimento e proteção social.

Desde que foi implantado, no ano passado, o Ponto de Encontro registra 1.200 atendimentos por mês. Fátima Mendonça declarou que o apoio da Osid vai ser muito importante, por causa da experiência da instituição com dependentes de álcool e outras drogas.

“A Osid é uma instituição de credibilidade e tenho certeza que fará um excelente trabalho de resgate dessas pessoas que já perderam tudo”.

 

Fonte: Agecom/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS