Tempo - Tutiempo.net

PRIMEIRO DEBATE ENTRE CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA DEU RUI COSTA

Rui Costa (PT), Ronaldo (DEM), Henrique (PRTB), Mendes (PSOL), Santana (MDB), Orlando Andrade (PCO) e Célia Sacramento

O primeiro debate dos candidatos ao governo da Bahia foi marcado por ataques ao governador Rui Costa, que acertadamente optou em apresentar as realizações; os projetos e as propostas do de sua administração.

Dessa forma o debate transcorreu com muitas críticas ao governo petista.

Não poderia ser diferente ele é o homem a ser abatido.

Marcos Mendes (PSOL) e Zé Ronaldo (DEM), levantaram números e apontaram problemas na administração do governador, candidato a reeleição, inclusive citando ao fato do partido dele estar no poder há quase 12 anos.

Rui, por outro lado, preferiu responder enumerando os seus projetos que foram colocados em prática nos últimos quatro anos.

José Ronaldo quando chegou à TV Bandeirantes, decidiu  não revelar qual seria sua estratégia na discussão.

Mas, na primeira participação, todos ficaram sabendo, ele fez reclamações sobre a atual gestão nas áreas de segurança pública e educação.

Enquanto isso Rui adotou a posição de não responder diretamente, apenas citou os projetos realizados pelo seu governo para defender sua candidatura.

Chegando ao final do debate o governador condenou os ataques recebidos, mas também apontou dados negativos da prefeitura de Feira de Santana para atingir seu rival do DEM.

Marcos Mendes (PSOL) foi quem mais criticou os oponentes durante o debate, dirigindo questionamentos tanto a Rui quanto a Zé Ronaldo e ao grupo político no entorno do democrata.

O candidato do PSOL chegou inclusive a associar o atual governador ao carlismo. Muita gente não entende.

João Henrique (PRTB) utilizou a maior parte de seu tempo tentando “limpar” sua imagem para descaracterizar o rótulo de que fez uma gestão ruim como prefeito de Salvador.

João Henrique e Célia Sacramento em alguns momentos do debate fizeram uma dobradinha sobre os problemas da gestão estadual.

A candidata da Rede Sustentabilidade também fez críticas a Rui, questionando como os recentes mandatos liderados pelo PT não resolveram deficiências na segurança pública e na questão hídrica, por exemplo.

O atual governador tentou associar Zé Ronaldo a Michel Temer, falando com frequência sobre “os aliados de Temer na Bahia”.

No entanto, foi João Santana (MDB) quem respondeu sobre o presidente da República.

O candidato do MDB inclusive sugeriu que seu correligionário teria cometido um erro ao tratar a corrupção no Planalto, mas garantiu que agiria de forma diferente. “Sou ficha-limpíssima”, disse ele.

O debate na TV Bandeirantes também foi uma oportunidade dos candidatos ao governo pedirem voto para os candidatos à Presidência da República.

João Henrique foi quem mais tentou se aproximar de um aliado, mencionando constantemente o nome de Jair Bolsonaro (PSL).

Na Bahia, PRTB e PSL fizeram uma aliança na chapa majoritária para a eleição deste ano.

Célia, Rui e Mendes também tentaram promover Marina Silva (Rede), Lula (PT) e Guilherme Boulos (PSOL), respectivamente.

Zé Ronaldo e João Santana não mencionaram os candidatos que seus respectivos partidos apoiam nacionalmente ou que eles estejam apoiando.

Uma posição que não deve ter sido bem acolhida pelo eleitor.

Se equilibrar nesse muro é uma posição difícil de ser mantida. O povo julga com mais facilidade.

cljornal com informações de diversos setores.

OUTRAS NOTÍCIAS