Tempo - Tutiempo.net

Questionamento:Pré-candidato ao senado Jutahy Junior freta aeronaves com dinheiro da Câmara

Avião fretado por Jutahy

Pré-candidato a senador pelo PSDB, o deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB) anda utilizando a cota parlamentar para viagens durante a pré-campanha, mesmo que justificado para fins do mandato parlamentar.

Nas regras de uso, a Câmara diz que “não serão permitidos gastos de caráter eleitoral”.

Baseado na transparência da Câmara Federal, o tucano gastou R$ 17,5 mil da verba só com aluguel de aeronaves desde que foi oficializado pré-postulante à Câmara Alta do Congresso.

No dia 8 de junho, Jutahy viajou para Ilhéus, no sul da Bahia,– um dia após visita do presidenciável Geraldo Alckmin a Bahia.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Jutahy informou que desembarcou na “Capital do Cacau” e seguiu de carro para Itabuna e Ibicaraí, onde tem base eleitoral.

“Tiveram recursos que passamos para a saúde”, disse.

No Instagram do deputado é possível confirmar as viagens através de imagens, nas quais ele aparece com empresária, vereadores e amigos – como ele mesmo descreve.

No dia 31 de maio, o deputado gastou mais R$ 10 mil para viagem a Itaberaba e Lençóis.

Nas redes sociais o tucano aparece em fotos em Boa Vista do Tupim – acompanhado do pré-candidato a governador da Bahia, José Ronaldo (DEM), e outros pré-candidatos – e Lençóis, onde prestigiou o Festival de Inverno, com o prefeito Marcão e o “pré-candidato a deputado federal” Adolfo Viana (PSDB).

De acordo com o parlamentar, ele foi para o município inaugurar posto de saúde da família, “fruto de emenda parlamentar”.

A empresa contemplada com as viagens foi sempre a mesma: a Abaeté Aerotáxi.

Ao BN, Jutahy garantiu que as viagens para o fim eleitoral são pagas pelo PSDB.

Porém, ainda conforme o parlamentar, não foi o caso das viagens descritas acima. Segundo ele, estas viagens fazem parte do exercício parlamentar.

João Brandão

OUTRAS NOTÍCIAS