Tempo - Tutiempo.net

Ricardo Salles é vaiado na Semana do Clima em Salvador

Durante fala em Semana do Clima, ministro Ricardo Salles é vaiado Foto: Reprodução G1

O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles foi vaiado pelos participantes da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador, nesta quarta-feira (21).

Os protestos ocorreram quando a cerimonialista do evento o convidou para subir ao palco.

Além das vaias, alguns participantes da Semana do Clima exibiram cartazes, com frases como: “Floresta em pé, fac-símile no chão” e “Mata Atlântica resiste”.

Um pequeno número de pessoas aplaudiu o ministro do Meio Ambiente.

Este é o terceiro dia do evento que segue até sexta-feira (23) e reúne participantes de 26 países.

Nesta quarta, o evento também conta com a presença do ex-ministro do Meio Ambiente do Peru e líder da ONG ambiental “World Wide Fund for Nature (WWF), Manuel Pulgar Vidal, do coordenador residente das Nações Unidas Niky Fabiancic e do diretor sênior de Política e Programa de Mudanças Climáticas da ONU, Martin Frick.

Além das vaias, pessoas exibiram cartazes em protesto contra o ministro do Meio Ambiente — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia
Além das vaias, pessoas exibiram cartazes em protesto contra o ministro do Meio Ambiente — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia

Decisões de Ricardo Salles

Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o evento foi alvo de polêmica três meses antes de sua realização, após o ministro anunciar o cancelamento da semana e, em seguida, voltar atrás.

Na época, Ricardo Salles falou que “não fazia sentido” o Brasil sediar um encontro para preparar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Cop 25), que não vai mais acontecer no Brasil.

Para Salles, sem a Cop 25, manter o encontro em Salvador seria uma “oportunidade” apenas para a turma “fazer turismo em Salvador” e “comer acarajé”.

“Vou manter um encontro que vai preparar um outro, que não vai acontecer mais no Brasil, por quê? Não faz o menor sentido, vai para o Chile! Vou fazer uma reunião para a turma ter oportunidade de fazer turismo em Salvador? Comer acarajé?”, afirmou.

Perguntado quem seria a ‘turma”, ele disse: “sei lá, o pessoal de sempre”.

Na época, o ministro havia dito que o cancelamento se daria porque o Brasil já havia desistido de sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 25, que ocorrerá em dezembro e foi transferida para o Chile.

Cinco dias após o anúncio do cancelamento da Semana do Clima da América Latina e do Caribe, o Ministério do Meio Ambiente voltou atrás e anunciou que participaria do evento em Salvador.

Ministro foi alvo de protesto na Semana do Clima em Salvador — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia
Ministro foi alvo de protesto na Semana do Clima em Salvador — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia
Ministro do Meio Ambiente, ao centro, foi alvo de protestos — Foto: Alan Oliveira/G1 Bahia
Ministro do Meio Ambiente, ao centro, foi alvo de protestos — Foto: Alan Oliveira/G1 Bahia

G1

OUTRAS NOTÍCIAS