Tempo - Tutiempo.net

SOLA APRESENTA PROJETO DE LEI ‘CRISTIANO ARAÚJO’ PREVENDO DETECTOR DE CINTO NO BANCO DE TRÁS

Cristiano e Sola

O deputado federal baiano Jorge Solla (PT) apresentou o Projeto de Lei 2103/15, que torna item obrigatório de segurança dos veículos leves produzidos no Brasil o alerta sonoro e visual para uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros.

A medida visa reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito decorrentes do desuso do item de segurança, como foi o caso do cantor sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, e sua namorada, Allana Moraes, de 19.

Os dois morreram em acidente na BR-153, em Goiás, na madrugada de quarta-feira (24).

O deputado afirma que eles poderiam ter sobrevivido caso estivessem utilizando o cinto de segurança.

“Há 18 anos o Código de Trânsito está em vigor e mesmo à fiscalização e a aplicação de multa não foram suficientes para mudar uma cultura de não usar o cinto no banco traseiro. O clamor popular para a morte do Cristiano Araújo pode nos deixar como legado a adoção de medidas que ajudem a reduzir o espantoso número de vítimas em acidentes de trânsito no país”, diz Solla.

O dispositivo do alerta para cinto de segurança emite sinais sonoro e visual intermitente cada vez que sensores identificam a presença de passageiros no veículo sem o cinto.

O acessório já é utilizado em carros de luxo no Brasil e na maioria dos carros do mundo.

“É um custo muito baixo perto do impacto positivo que irá trazer na redução do número de vítimas fatais em acidentes”, argumenta o deputado.

Assessoria/247

OUTRAS NOTÍCIAS