Tempo - Tutiempo.net

A Feira há 41 anos – Maio de 1978

Foto:Divulgação/ PMFS

Efemérides dos dias 6 a 9

Vamos relembrar fatos ocorridos na Feira de Santana no começo de maio de 1978, conforme texto de Adilson Simas lido em 8 de maio de 2008 durante o programa Primeira Página apresentando por Valdomiro Silva na Rádio Povo, tomando como fontes  as edições do jornal “Feira Hoje” dos dias 6, 7 e 9, respectivamente de sábado, domingo e terça-feira (Adilson Simas).

Tendo à frente o comandante Cezar Augusto Guimarães, do 35BI, foi celebrado na Catedral de Santana oficio religioso em memória dos que morreram durante a II Guerra Mundial, em campos da Itália.

Ainda sobre o assunto a câmara marcou para quinta-feira, 11, sessão especial para comemorar 33º aniversário da vitória dos aliados contra o poder nazista, na II Guerra Mundial. Como oradores, a Arena escolheu José Ferreira Pinto e o MDB, Nilton Belas Vieira.

Moções de parabéns pelos aniversários do jornalista Raimundo Gama e dos deputados federais João Durval e Noide Cerqueira, foram apresentadas na câmara. As duas primeiras de autoria do vereador Antonio Carlos Coelho e a ultima, de Werther Mascarenhas Farias.

Mesmo aniversariando na segunda-feira, 8, já no domingo, 7, amigos do deputado João Durval mandaram celebrar missa às 19 horas na Catedral de Santana. A missa também foi dedicada a arquiteta Yeda Barradas Carneiro, cujo aniversário aconteceu em 26 de abril.

Outra moção, tendo como autor o vereador Roberto Pitombo, apresentou votos de parabéns aos artistas André e Charles Albert “pelos dez anos de colaboração, com suas fantasias, para a micareta de Feira de Santana”.

Todos os coordenadores e os 108 alfabetizadores do Mobral/Feira se reuniram dia 8, na Biblioteca Arnold Silva, avaliando o trabalho do mês de abril. Também anunciaram o concurso “Mobral Transformação”, consistindo transformar objetos em desuso em peças de arte.

Abrigos instalados em pontos estratégicos da linha circular dos ônibus coletivos foram batizados de “belo Antônio” pelos usuários. Argumentavam dizendo que embora de boa aparência “eles não protegem ninguém contra nada (sol ou chuva)”.

Mesmo faltando muito tempo, as eleições para a escolha do novo provedor da Santa Casa de Misericórdia, marcada para janeiro do ano seguinte, já era o assunto mais discutido entre os irmãos da secular instituição. E o nome de Osvaldo Torres foi o primeiro a ser lançado

A turma pró Osvaldo Torres divulgou nota mostrando sua eficiência quando esteve presidindo o Feira Tênis Clube, o Clube de Campo Cajueiro, a Liga Feirense de Desportos e o Lions Clube, quando construiu a Biblioteca Infantil na Praça da Matriz.

Notas diversas publicadas  nas colunas políticas anunciavam  a candidatura do jornalista, advogado e ex-vereador Hugo Silva a Assembléia Legislativa por Feira. Eleito, Hugo devolveu a Arena local a cadeira perdida com a morte de Áureo Filho no exercício do mandato parlamentar.

Triste notícia foi a agressão sofrida pelo jornalista Edson Queiroz dos Santos, o saudoso Pascoal, exatamente num bar próximo ao Cemitério Piedade. Foi barbaramente espancado por policiais e o fato amplamente divulgado por toda a imprensa feirense.

Pascoal que na época cobria o futebol amador para o jornal “Folha do Norte”, recebeu a solidariedade de diversos segmentos da vida da cidade, começando pela antiga Associação Feirense de Imprensa, que se posicionou através Nota Oficial.

Vereador e presidente em exercício do diretório local do MDB, Gerson Gomes marcou para o dia 14 o reinicio das reuniões dos dirigentes do partido com os diretórios de bairros. Informou também que o Tanque do Urubu foi escolhido para primeiro encontro.

Naquele ano eleitoral vale frisar que Gerson Gomes foi um dos candidatos do MDB à Assembléia Legislativa. Concluídas as eleições e com sua vitória nas urnas, Gerson passou a formar no grupo de vereadores que interromperam o mandato municipal para ser deputado estadual.

Foram abertas no Feira Palace Hotel as inscrições para a II Jornada Bahiana de Cancerologia marcada para de 22 a 24 de maio. Promoção da Liga Bahiana Contra o Câncer, contou com o apoio da Prefeitura, Governo do Estado e da regional da ABM.

Retornou a cidade o arquiteto Raimundo Torres, superintendente do Centro Industrial do Subaé. Estava na capital participando no Desenbanco do 2º Encontro sobre Participação em Feiras e Exposições no Exterior, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Dentro do trabalho de prevenção da febre aftosa no rebanho bovino baiano, a Gerfab anunciou uma campanha de desinfetação dos caminhões que fazem o transporte de gado, a partir do posto da BR 116. A informação foi do chefe da área dez, Joel Andrade Mota.

No mais, homens de negócios da cidade, preocupados com o incremento comercial de Camaçari em função do Pólo Petroquímico pediram uma reunião à Associação comercial para uma ampla discussão sobre a vida comercial de Feira de Santana. (Adilson Simas)

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS