Tempo - Tutiempo.net

Acompanhamento da saúde é baixo

A pouco mais de um mês do fim do prazo para que os beneficiários do programa federal Bolsa Família façam o acompanhamento da saúde, apenas pouco mais da metade das 42 mil famílias apareceram nas unidades de saúde. Quem não comparecer às unidades de saúde pode sofrer sanções, como advertência, bloqueio do cartão magnético usado nos saques e desligamento do programa. O acompanhamento é uma maneira do governo estar ciente do estado nutricional e o desenvolvimento das crianças e gestantes.
O problema do não comparecimento é mais grave entre as grávidas que também são obrigadas a fazer o acompanhamento. O Ministério da Saúde estima que este universo em Feira de Santana seja formado por 1.784 pessoas, mas apenas 606 estão em dia com suas obrigações – que correspondem a 34%.
O acompanhamento na área da saúde, que é feito duas vezes ao ano, é a observação do peso e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres grávidas e em idade fértil – entre 15 e 45 anos, também devem ser submetidas ao procedimento.
O acompanhamento também é realizado pela Secretaria de Educação que observa a freqüência escolar e a Secretaria de Desenvolvimento Social que gera o programa no município.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS