Tempo - Tutiempo.net

ANALISANDO A PESQUISA QUE COLOCA JOSÉ RONALDO COM 64% DA INTENÇÃO DE VOTOS

José Ronaldo na Rádio Povo com Carlos Lima. Foto de arquivo

José Ronaldo lidera na primeira pesquisa para prefeito em Feira de Santana.

A pesquisa de intenção de voto foi encomendada pela TV Subaé ao Instituto Ibope e divulgada na noite de segunda feira (22).

Os percentuais apurados foram os seguintes:

José Ronaldo (DEM) 64%,

Zé Neto (PT) 14%

Jhonatas Monteiro (Psol) 8%.

Ângelo Almeida (PSB), Jairo Carneiro (PP) e Leonardo Pedreira (PCO) têm 1% cada.

Os percentuais que causam surpresas entre os eleitores, ficaram por conta de Jhonatas Monteiro (Psol) com 8% da preferencia do eleitorado.

A decepção da pesquisa ficou por conta dos percentuais encontrados para Ângelo Almeida (PSB) e Jairo Carneiro (PP), com apenas 1%, cada um, das intenções de voto.

Já o candidato Leonardo Pedreira com os mesmo 1% teve um desempenho acima do esperado.

REJEIÇÃO

Continua o quadro praticamente inalterado.

Zé Neto chegou a 42%, teve um leve crescimento, já era de se esperar, o líder do governo na Assembleia Legislativa, ainda não superou o seu comportamento político, muito embora tenha se esforçado para reduzir esses índices de rejeição.

O candidato Jairo Carneiro com 21%, o Aristocrata, como é carimbado pela maioria dos eleitores, não surpreendeu, afastado das urnas a mais de anos, os números são compreensíveis.

Jhonatas Monteiro e os 17% de rejeição, é também uma vitória, o seu partido o PSOL, é considerado de esquerda radical, tem um quadro pequeno de militância, mais uma atividade política consequente e politizada. Dessa forma vem se colocando para sociedade e construindo os seus espaços com solidez.

 Ângelo Almeida 16%, de rejeição é suplente de deputado, ex-vereador, com espaço em todos os segmentos da sociedade, se projetou mais após o rompimento com o deputado Zé Neto.

José Ronaldo com 16% de rejeição é um NINJA. Está no seu terceiro mandato, após indicar Tarciso Pimenta, que perdeu a reeleição até para Jhonatas Monteiro.

Ronaldo conseguiu se reeleger pela terceira vez. Os índices de rejeição podem ser considerados os mínimos, dificilmente um candidato com essa longeva no poder consegue manter uma rejeição em percentuais tão baixos. Não deixa uma surpresa para aqueles que alardeavam que a rejeição de José Ronaldo estaria superior a rejeição de Zé Neto.

A rejeição de Leonardo Pedreira (PCO) de 15%, pode ser considerada baixa em virtude da formatação do candidato, muito jovem, começando na carreira política, pouco conhecido no município, politizado, mais sem espaço.

O próprio partido vive defecções,

Não tem comissão provisória definida no município, a Nacional terminou por prejudicar a participação política nas eleições em Feira de Santana.

Margem de erro

O Ibope não vive um bom momento em sua credibilidade, principalmente na Bahia, talvez seja por isso que tenha definido a maior margem de erro de uma pesquisa eleitoral, 4% a mais e para menos.

Dessa forma os candidatos que atingiram apenas a 1%, podem estar 5% ou – 3%. E o Jhonatas por incrível que pareça pode ficar com 12% e Zé Neto 10%, ou 4% e 18% respectivamente

José Ronaldo pode atingir os 68% ou ficar com apenas 60%.

O Ibope não apresenta ainda a segurança da confiabilidade nas suas pesquisas, em particular, na Bahia.

Vamos torcer que outros institutos de pesquisas sejam contratados para que possamos confrontar e analisar as probabilidades de cada um dos candidatos a prefeito de Feira de Santana com uma margem de confiança maior.

Essa pesquisa está registrada no TRE sob o número 08304/16 e foram ouvidas 504 pessoas.

A pesquisa está registrada no TRE sob o número 08304/16 e foram ouvidas 504 pessoas.

Ccljornal

OUTRAS NOTÍCIAS