Tempo - Tutiempo.net

Comentários na Assembléia Legislativa afirmam que Rui Costa vai privatizar a Embasa

Sede Central da Embasa

Luciano Ribeiro (DEM), deputado líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), acusou o governador Rui Costa (PT) de esperar o resultado eleitoral passar para “surpreender” com uma ação que deve mudar a gestão do saneamento no estado.

De acordo com a revista Veja, o petista planeja fazer a concessão à iniciativa privada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ou firmar uma parceria público-privada (PPP).

“O governador precisa explicar essa conversa de privatizar a Embasa. O Governo não vai poder impor uma mudança dessa, sem antes dizer o porquê. Exigimos um posicionamento sobre o assunto”, cobrou o líder da bancada oposicionista.

Ribeiro afirma que, caso o governador privatize a Embasa e promova ainda a concessão de outros órgãos como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ele mudará o próprio discurso.

De acordo com o deputado estadual, o gestor e seus aliados condenavam a possibilidade de privatizar empresas do Estado.

Em 2013, a bancada governista na assembleia chegou a aprovar um projeto de lei, enviado pelo então governador Jaques Wagner (PT), que revogava uma lei de 1999 que permitia ao estado privatizar a Embasa.

À época, deputados petistas se inflamaram em discursos na Casa, sendo contrários a possível venda da empresa de água.

“Será que agora depois que quebraram o estado tornou-se conveniente adotar a medida?”, questionou o líder.

No governo Paulo Souto houve também uma tentativa de privatizar a Embasa, os petistas foram as ruas, em Feira de Santana o movimento contrário foi grande o governo Paulo Souto recuou.

Essa onda e privatização agora se transforma também em bandeira de Rui Costa. Não estou acreditando. Se o fato for concretizado será um ato de traição.

cljornal com informações de Notícias da Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS