Tempo - Tutiempo.net

Coordenador pedagógico é importante para melhorar índice das escolas no Ideb

Coordenador pedagógico é importante para melhorar índice das escolas no Ideb, afirma secretária

Uma atuação “positiva” do coordenador pedagógico, dentro da escola, pode contribuir para bons resultados até mesmo nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise é da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, feita durante reunião realizada nesta quarta-feira, 22, com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.

O encontro avaliou o trabalho do último ano letivo e discutiu o papel dos profissionais nas unidades de ensino, além de servir de momento para o compartilhamento de experiências a respeito do trabalho pedagógico dos coordenadores na rotina das escolas. Segundo Jayana, o profissional que “sabe quais são as reais funções na unidade de ensino e atua em uma gestão participativa e ativa, colabora para o desenvolvimento dos alunos”.

“Se observamos os resultados obtidos nas escolas que tiveram um grande avanço no Ideb, o trabalho dos coordenadores pedagógicos tiveram uma grande influência nesta conquista. Estes profissionais precisam ser valorizados e entender qual o seu real papel dentro da escola”, acredita Jayana. Em dez anos de Ideb, ela exemplificou,  escolas municipais como a Dr. Nilton Bellas Vieras saíram de uma média 2.6 para 4.1; a Regina Vital cresceu de 3.1 para 4.3; e a Antonio Eloi garantiu um crescimento de 2.7 para 4.4.

stão entre as principais funções do coordenador pedagógico: elaborar juntamente com o corpo docente o planejamento de ensino e o projeto pedagógico da escola; selecionar os conteúdos com os professores; elaborar procedimentos metodológicos; definir os instrumentos de avaliação, juntamente com o corpo docente e acompanhar o desempenho dos alunos.

Os coordenadores pedagógicos atuais estariam nas escolas até junho de 2018, porém o prazo de atuação foi estendido até o final do próximo ano letivo. A próxima seleção para estes profissionais será realizada para o período letivo de 2019.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS