Tempo - Tutiempo.net

David Neto faz denúncias graves contra o diretor Demerval Frutuoso da SMTT

Dermeval e a Decati

O vereador David Neto (DEM), nesta quarta-feira (07), EM SEU PRONUNCIAMENTO na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, fez denúncias graves a respeito de um dos diretores da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o capitão aposentado da Polícia Militar, Demerval Frutuoso.

Segundo o edil, as queixas a respeito do funcionário são frequentes.

“Quero aqui retomar um assunto que constantemente tenho ouvido

queixas, só queixas e reclamações aqui falando sobre a situação do senhor Demerval, da SMTT. Eu comecei a investigar e quero descobrir que blindagem é que ele tem. Será que aquele homem é uma caixa preta, porque ninguém consegue mexer naquele homem na SMTT. O homem bate em gente, atira em gente, parece que até uma polícia nova começou a criar”, criticar.

David Neto disse ainda que o Demerval tem agido de forma desrespeitosa.

“Até em um ponto que criaram lá na SMTT, um cadeirante estacionou lá e ele foi lá com um canivete rasgou o pneu do veículo e depois esvaziou os outros três. Precisou os funcionários se reunirem para pagar ao cadeirante para abafar o caso. Isso é o mínimo que tem lá”, afirmou.

Em aparte, o vereador Ewerton Carneiro, o Tom (PTN), se pronunciou sobre o assunto.

“Se isso está acontecendo, isso é um absurdo, é uma falta de respeito com o povo de Feira de Santana. Se esse cidadão, que Vossa Excelência citou, estiver agindo deste jeito, acho que esta Casa não pode passar em branco. Esta Casa não pode deixar passar algo que eu considero um crime hediondo”, declarou o edil.

O vereador continuou as denúncias, afirmando que Demerval utilizava indevidamente veículo oficial do Município para interesses pessoais.

“Inclusive, quero dizer o que o mesmo andou fazendo na Secretaria. O mesmo estava construindo uma casa em São Gonçalo, que o material da casa, e isso foi divulgado nas rádios Subaé e Sociedade, era levado no carro público da SMTT. O pessoal que praticava o transporte clandestino era usado como trabalho escravo de pedreiro e assistente de pedreiro na obra deste cidadão”, denunciou.

David Neto ressaltou que o gestor municipal não deve estar sabendo dessas irregularidades.

“Olha quantas faltas aquele homem está cometendo lá dentro e parece que ninguém enxerga. Mas tenho certeza que não é o prefeito José Ronaldo, aí eu vou cair em cima do secretário Tuy, porque se tem alguma ilegalidade, irregularidades, ele deve ser responsabilizado”, disse.

Para o vereador, é preciso tomar providências.

“Tiro em gente no meio da rua e nunca resolveram nada, abafaram. Ameaça a diversas pessoas, furar carro dos outros com canivete, envolvimento em trabalho escravo, falsidade ideológica, ele fica dizendo que é capitão, mas ele é da reserva. Ele hoje é policial da reserva, olha como ele coloca no papel, capitão Demerval”, pontuou.

O edil disse não ter medo de ameaças. “Eu não tenho medo de ameaças. Se ele vier, ele vai receber, ele sabe como funciona o sistema. Se vier é devolvido do mesmo jeito e eu não ando armado, não tenho medo de homem, mas não sou mais homem do que ninguém”, ressaltou.

O vereador informou ainda que um funcionário foi substituído por outro a mando de Demerval. “Trabalhava um rapaz chamado Dimas, e ele demitiu e colocou um cidadão por nome de Fabrini. Sabe quem é esse Fabrini? É um que acoberta o transporte clandestino, está do lado dele, é uma máfia”, avalia.

David Neto pediu atenção das autoridades.

“Acho que o Ministério Público não está ouvindo esta Casa, a Polícia Civil não está ouvindo esta Casa falar. Tem que tomar uma posição. O Fabrini é ex-presidiário, é nomeado por ele, não pelo prefeito”, afirmou.

Em seguida, o edil questionou o que está se passando naquela Secretaria. “O que está acontecendo com aquela SMTT?”.

Em aparte, o vereador Marcos Lima (PRP) sugeriu afastamento do funcionário.

“Desde já acho que esta Casa tem que pedir o afastamento de imediato deste funcionário da Prefeitura, pois as denúncias, infelizmente, são muitas”, cobrou o vice-líder do Governo.

Também em aparte, o vereador José Carneiro opinou. “Queria dizer que nós também, eu vereador José Carneiro, não concordo com as atitudes tomadas pelo capitão Demerval, mas estamos hoje com o papel de liderança do Governo e não podemos tomar uma atitude sem o consentimento do Governo. Vou levar ao conhecimento do prefeito, da situação que o capitão se encontra na questão da credibilidade com a população e com esta Casa, para que possa passar a mensagem do Governo com relação a essa situação”,  disse.

O presidente da Casa, Reinaldo Miranda, o Ronny (PSDB), comunicou que enviará um ofício ao Governo do Município sugerindo o afastamento do diretor.

“Vou mandar um ofício, em nome da Casa, de que, por unanimidade, apenas com exceção do vereador José Carneiro, todos são favoráveis ao afastamento de imediato do senhor Demerval”, ressaltou.

Em aparte, a vereadora Neinha (PMN) repudiou a forma como os vereadores e a população são tratados por Demerval na SMTT.

“Quero sugerir uma moção de repúdio. Quando o vereador entra na Secretaria para falar com o capitão do mato, Demerval, ele ainda trata as pessoas mal e trata qualquer vereador mal. Eu já fui tratada mal por ele na Secretaria, não posso jamais julgar o secretário Tuy, mas quero dizer que Demerval trata vereador naquela Secretaria como nada. Se vereador eleito pelo povo é tratado daquela forma, imagine como é tratado o povo? Ele tem que sair”.

O vereador Alberto Nery (PT), também fazendo o uso do aparte, chamou atenção para suposto crime cometido pelo referido proposto da SMTT.

“Na fala do nosso vereador David Neto diz que este diretor estaria assinando como capitão, ele não está lá na função de capitão, e sim de diretor. Ele não responde lá como capitão, isso é falsidade ideológica. Peço que encaminhem o documento para o Ministério Público”, solicitou.

O presidente Ronny, mais uma vez, interviu na discussão dizendo:

“Temos tratado o Executivo com muito respeito e nós estamos em consenso pedindo o afastamento do senhor Demerval, iremos encaminhar o ofício, entendo que seremos atendidos, mas se porventura não formos atendidos, trataremos as Secretarias da mesma forma que estamos sendo tratados”, afirmou o edil.

Retomando o discurso, o vereador David Neto continuou as denúncias.

“Geralmente, os funcionários da SMTT tinham um fardamento padrão, aprovado pelo secretário. Esse capitão chegou lá e criou um curso, ele não tem nem preparação para curso, mas criou uma empresa chamada Decati.

Isso é crime, mesmo que ele saia de lá, ele precisa responder na Polícia pelos delitos. Criou a Decati e colocou como símbolo um leão. E cada fardamento requisitado por funcionários, ele vende a R$ 100,00”, informou.

Mais uma vez fazendo uso do aparte, o edil Isaías de Diogo (PPS) se pronunciou.

“Recordo-me do padrão de fardamento utilizado, e que o nome correto eram agentes fiscalizadores e ele colocou Decati. Ele mudou o padrão, o grupo especial que não está dentro do regime do Município. Acredito que o senhor, com toda essa documentação, precisa acionar o Ministério Público”, disse.

Para o vereador David Neto, o chefe do Executivo Municipal tomará as devidas providências. “Tenho certeza de que o prefeito vai tomar uma decisão agora”, afirmou.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) atribuiu responsabilidade ao Governo Municipal pela situação denunciada.

“Quero parabenizar Vossa Excelência, diante de todas as denúncias que trazem a esta Casa e mostrou com provas, mostrou até uniforme dos agentes. Os senhores não entendem que o Governo do Município, o secretário, todos tinham conhecimento e fecharam os olhos, pois já foram feitas outras denúncias aqui e o Governo não tomou providências. Vai esperar acontecer uma miséria dentro da Secretaria para este Governo enxergar?”, indagou.

Respondendo à fala de Edvaldo, David declarou: “não vou concordar com a fala do senhor. Esta é a única Secretaria que tem problema dentro da gestão dele.

O secretário parece que tem medo, está com o rabo preso, pois o secretário é um homem íntegro, mas está fechando os olhos. Esta Casa já não aguenta mais falar.

É hora do Ministério Público reagir. Cadê a Polícia de Feira? O cara anda armado, intimida um, dá tapa em outro”, pontuou.

Esse texto é original. Foi publicado pela Ascom – Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Feira de Santana.

OUTRAS NOTÍCIAS