Tempo - Tutiempo.net

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

Dia do trabalhador - foto de arquivo

Hoje (1º de maio) é celebrado o Dia Internacional dos Trabalhadores! Trata-se do dia mais significativo do ano para a luta em prol de condições dignas de trabalho!

Em 1886, uma greve geral iniciada no dia 1º de maio em Chicago nos Estados Unidos com o objetivo de limitar a jornada de trabalho a 8 horas diárias culminou com a morte e o ferimento de diversos manifestantes.

Posteriormente, alguns sindicalistas foram sumariamente julgados e condenados à morte ou à prisão perpétua sob a falsa acusação de atacarem a polícia nessas manifestações.

Na França, em 1º de maio de 1891 uma nova manifestação de trabalhadores foi violentamente reprimida, resultando na morte de 10 manifestantes.

A partir daí, diversos países do mundo reconheceram o 1º de maio como Dia Internacional do Trabalhador.

Em 1890 a luta dos trabalhadores nos Estados Unidos alcançou seu objetivo, com a redução das 16 horas diárias de trabalho para o limite de 8 horas por dia de jornada.

Também na França, em 1919, definiu-se a jornada de 8 horas diárias como limite.

No Brasil, com o crescimento da luta dos trabalhadores (inclusive com greve geral no ano de 1917), o feriado foi criado pelo Decreto 4.859/1.924 com o seguinte texto:

“E’ considerado feriado nacional o dia 1 de maio, consagrado á confraternidade universal das classes operarias e á comemoração dos martyres do trabalho; revogadas as disposições em contrario.”.

A Consolidação das Leis do Trabalho foi aprovada no dia 1º de maio de 1943 também em homenagem a esse dia tão significativo.

Muitas categorias mantêm sua data-base no dia 1º de maio ainda como símbolo da luta da classe trabalhadora.

Trabalhador é todo aquele que presta serviços pessoalmente a alguém em troca de remuneração.

A relação de trabalho consiste em gênero que engloba todas as formas jurídicas de contratação do labor humano, incluindo a dos servidores público, a dos empregados, a dos trabalhadores eventuais, a dos trabalhadores autônomos, entre outras.

Trata-se de meio de sobrevivência da grande maioria da população mundial.

Na atualidade, muitos desafios se colocam no front da classe trabalhadora.

E, nosso país, a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista simbolizam a magnitude dos ataques contra os direitos conquistados após mais de um século de luta!

De outro lado, pesquisa recente do IBGE apurou o recorde de 14,2 milhões  desempregados no Brasil, demonstrando ao mesmo tempo a incompetência do governo em oferecer empregos à população e o risco em reduzir as garantias trabalhistas já conquistadas (a negociação “livre” entre empregadores e empregados com um índice de desemprego tão elevado é desumana)!

No monumento aos mártires de Chicago está escrita a seguinte frase:

“Um dia nosso silêncio será mais poderoso do que as vozes que hoje vocês sufocam”.

Que sejamos capazes de fazer com que esse silêncio se torne ensurdecedor e a chama da luta da classe trabalhadora não se apague nunca!

O governo atual no Brasil exerce de forma repressiva, ações voltadas para a destruição da melhoria das condições de vida da classe trabalhadora e destruição de suas conquistas, impondo um regime de escravidão e contribuindo ainda mais para a redução de uma distribuição de renda mais justa.

Deixo nesse momentos minha solidariedade a todos os trabalhadores do mundo em particular aos trabalhadores do meu município que hoje estão realizando uma manifestação política e social na Cidade Nova.

Jamais abandonaremos a luta por nossos direitos.

cljornal com informações de dados biográficos

OUTRAS NOTÍCIAS