Tempo - Tutiempo.net

Ex-vereador feirense com bens bloqueados é nomeado pelo prefeito Colbert Martins a cargo na Prefeitura

O ex-vereador Beldes

ex-vereador de Feira de Santana, no centro norte baiano, Beldes Luis Pereira Ramos, foi nomeado a um importante cargo junto ao município e passa a reforçar o grupo do prefeito Colbert Filho e do ex-gestor Zé Ronaldo. Com publicação do Diário Oficial, nesta terça-feira (17), ele passa a integrar a Secretaria de Educação, no cargo de Chefe da Divisão de Apoio ao Magistério.

No entanto, ele, que já geriu a antiga Diretoria Regional de Educação (Direc), do governo do estado, por indicação do deputado Zé Neto, tem algumas pendências com a Justiça eleitoral em razão da desaprovação das contas da campanha para deputado estadual, em 2018.

De acordo com processo junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Beldes Ramos não apresentou extratos bancários de movimentação das contas da campanha, bem como foi registrado “presença de irregularidades no montante que supera os 5% do gasto total”, o que, para o presidente da Corte, é elemento “capaz de macular a lisura e a regularidade das contas”.

Ainda segundo decisão judicial, foi verificada ausência da devida comprovação das despesas realizadas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o que obriga o ex-vereador a devolver o total da verba utilizada.

No entanto, a Justiça eleitoral não encontrou o valor de R$ 10.980 mil em contas bancárias de titularidade do réu, levando à autorização de inscrição do nome de Beldes no Cadin, o cadastro informativo de créditos, bem como nos registros do SPC e Serasa.

O relator do processo, desembargador José Edivaldo Rotondano, também pediu a penhora de dois veículos em nome do acusado, devendo ser encaminhado ofício ao Detran que informe sobre as restrições.

Yasmin Garrido

OUTRAS NOTÍCIAS