Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura e Sebrae Bahia firmam parceria na requalificação dos comerciantes ambulantes

Prefeito Colbert Martins assina convênio com o Sebrae

A Prefeitura Municipal e o Sebrae Bahia firmaram um contrato de cooperação técnica que vai possibilitar a implantação do Plano de Requalificação dos vendedores ambulantes cadastrados pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), para o Centro Comercial Popular, equipamento previsto para ser inaugurado em outubro.

Compareceram a esta cerimônia o presidente da Associação Feirense dos Vendedores Ambulantes, Pedro José da Silva, e o presidente do Sindicato dos Camelôs, Emerson Mascarenhas.

O Plano de Requalificação deverá ser executado dentro de seis meses, período em que serão levantados os dados dos quase dois mil ambulantes que serão transferidos do Centro da cidade para o novo polo empresarial, acompanhado da realização de várias oficinas.

No ato em que o prefeito Colbert Martins Filho assinou, na manhã de sexta-feira, 13, no Paço Municipal, o termo de adesão para a execução do projeto, o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, enfatizou que esta parceria visa a atender os interesses da cidade e promover a melhor maneira possível de atendimento às pessoas que serão deslocadas para o Centro Comercial Popular.

“Este é um trabalho muito importante, e vamos disponibilizar de consultorias permanentes tanto para os ambulantes como na reurbanização das áreas que serão desocupadas.

O arranjo urbano será feito de maneira cautelosa, dando aos camelôs todas as informações possíveis sobre as peculiaridades do Centro Popular, para que eles possam fazer os ajustes necessários em suas atividades comerciais”, explicou Jorge Khoury.

Outra parceria oficializada entre o Governo Municipal e o Sebrae Bahia foi a oficialização da inclusão do Município no Projeto Cidade Empreendedora, iniciativa que já conta com a participação de 40 cidades baianas, e que consiste em promover políticas públicas visando o desenvolvimento de pequenas e microempresas.

Por seu turno, o prefeito Colbert Filho ponderou que “estas mudanças na economia só podem ser feitas envolvendo todos aqueles que fazem parte do processo, através da organização da iniciativa privada, pois o nosso produto bruto ainda é pequeno, e nós temos que oferecer as melhores condições para atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda”, disse.

Além dos dirigentes de entidades representativas dos vendedores ambulantes, a solenidade contou com as presenças dos secretários Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC), Denise Mascarenhas (Saúde), Valdomiro Silva (Comunicação), membros do Conselho Econômico do Município, entidades de classe representativas dos setores empresarial e do comércio feirenses, lideranças políticas e órgão estatais, a exemplo do Centro das Indústrias e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

A convite do prefeito Colbert Martins Filho, o diretor superintendente do Sebrae encerrou sua vinda a Feira de Santana visitando as obras do Centro Comercial Popular.

SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS