Carlos Lima
Hoje dia 20/09/2019 às 03:54:21

Feira
Carlos Lima | Publicado em 29/11/2015 às 10:48:26

Salas de aula mais colaborativas graças à contribuição do Google para a Educação

Salas de aula mais colaborativas graças à contribuição do Google para a Educação Prefeito José Ronaldo

A sala de aula precisa mudar para se adaptar aos interesses e às novas necessidades dos alunos.

Essa afirmação partiu do gerente de Programas da Google, Rodrigo Vale, durante a certificação da primeira turma de professores que participaram da formação Google para a Educação, realizada na sexta-feira, 27.

O evento aconteceu na Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, localizada no Gabriela, onde atuam os 22 profissionais certificados.

Rodrigo Vale reconheceu o esforço da Secretaria Municipal de Educação para integrar as escolas da rede via internet, o que foi viabilizado com o investimento significativo  da ordem de R$ 5.129.943,64.

Ele parabenizou o município por  incentivar o uso do ambiente virtual de aprendizagem nas escolas municipais e possibilitar o acesso a diversas ferramentas que despertam o interesse dos alunos.

“Já estive em muitas cidades e essa é a primeira que visito  cujas escolas estão todas integradas via internet. As crianças e adolescentes estão inseridas nesta realidade, elas pensam diferente, querem coisas diferentes. Por isso, a escola precisa acompanhá-las, precisa mudar”, avalia.

O curso, que teve duração de cinco meses, foi desenvolvido em seis módulos de aulas semipresenciais. A Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira é a primeira da Bahia a participar da formação do Google.

“Com essa experiência nós pudemos aprender como usar a internet a nosso favor, facilitando a troca de opiniões, gerando interação entre alunos e professores. Tem sido uma experiência muito válida”, avalia a professora Daiana Pereira Mota após receber seu certificado.

A formação é uma das fases do acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Educação, com o Google para a Educação, iniciativa da empresa multinacional de mesmo nome.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho prestigiou a certificação e comemorou o acordo de cooperação entre a Seduc e a Google.

“Para a nossa gestão, sobretudo para a Educação, é sempre bom quando encontramos parceiros dispostos a somar. A Escola Eli Queiroz é pioneira nesta experiência, já estamos vendo bons resultados aqui por que muitos alunos estão envolvidos e em breve mais escolas também vão participar”, defende o prefeito.

A unidade de ensino contará ainda com o incremento do Chormebook, laptops da Google que visam promover o trabalho colaborativo, bem como uma administração rápida e eficaz pela equipe escolar, com aparelhos de qualidade e baixo custo.

“Não buscamos ter tecnologia apenas por tê-la, mas para usá-la como recurso a favor do trabalho pedagógico e da aprendizagem divertida”, ressaltou a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. “A Rede Municipal tinha muita dificuldade de comunicação e estamos conseguindo diminuir essas barreiras. Esta é uma estrada longa, mas cada passo é um sinal positivo por estarmos imbuídos da responsabilidade e compromisso com a educação”, avalia.

Secom Feira

Comentários

comentários

Veja também