Tempo - Tutiempo.net

Secretaria investiga descarte irregular de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde está investigando o descarte irregular de medicamentos em vias públicas de Feira de Santana, a exemplo de produtos farmacêuticos, inclusive remédios controlados, que foram encontrados, esta semana, em terrenos baldios dos bairros Mochila e Mangabeira.
A secretária de Saúde Denise Mascarenhas observou que o Governo Municipal já fez o recolhimento dos medicamentos e encaminhou para descarte no Aterro Sanitário. “Estamos investigando a origem deste material, a partir da identificação dos lotes e, posteriormente, acionaremos judicialmente os responsáveis”, frisou.
Os medicamentos, conforme a secretária, não pertencem aos estoques da Prefeitura, o que ficou evidenciado pela variedade de embalagens. De acordo com Denise, “trata-se de medicamentos comercializados em farmácias, inclusive, com datas de validade vencidas”.
A farmacêutica Flávia Alves Gomes, da Vigilância Sanitária, destaca que vários dos medicamentos recolhidos em terrenos baldios estavam em grande quantidade e, alguns inclusive, em caixas fechadas contendo antibióticos, analgésicos e remédios controlados.
Ao enfatizar os problemas que o descarte irregular pode acarretar, Flávia Gomes lembrou que as empresas responsáveis podem sofrer interdição do estabelecimento, além de receber advertência e multa, pois os medicamentos inservíveis podem contaminar o solo e o lençol freático, bem como há o risco de pessoas desavisadas pegar os medicamentos para consumir, ou mesmo animais ingerir e morrer.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS