Tempo - Tutiempo.net

Técnica do bonsai é aplicada em árvores adultas no centro de Feira

Técnica pode ser aplicada em outros locais da cidade, diz secretário

Embelezamento associado à segurança. A técnica do bonsai, utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la”, tem sido empregada como alternativa para controlar as volumosas copas de árvores, que podem trazer riscos em contato com a fiação elétrica, e evitar as constantes e necessárias podas de manutenção.

No município, os chamados bonsais gigantes – quando a técnica é aplicada a uma árvore adulta –  podem ser vistos no cruzamento entre as ruas Comandante Almiro e a Getúlio Vargas, onde cinco vegetais, sendo uma amendoeira e quatro árvores de espécies não identificadas foram transformados em bonsais. Os vegetais ainda vão ganhar uma espécie de canteiro, que dará a ideia de estarem plantados em um vaso.

A iniciativa foi apresentada pelo Centro Médico Empresarial, mas o secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Arcênio Oliveira, alerta que a poda, corte e remoção de árvores tem que ter licença ambiental concedida pelo órgão municipal, conforme está previsto na lei municipal 041/2009.

Técnica pode ser aplicada em outros locais da cidade, diz secretário

Ele reconhece que os bonsais dão um visual diferente à cidade e acredita que outros municípios devem tomar como exemplo essa iniciativa. “Também podemos replicar a técnica dos bonsais gigantes em outros pontos da cidade, como nas avenidas Olímpio Vital e Maria Quitéria, nas imediações da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e no centro da cidade”, afirma o titular da Semmam considerando uma ideia a ser aplicada em árvores que já não dão folhagens ou cujas condições já estão precárias.

Redução de resíduos produzidos chega a 99%

Segundo o bonsaísta José Emanoel Cerqueira Assunção, as podas tradicionais, além de não resolver os problemas em áreas de fiação elétrica e trazer riscos de tombamento, resultam em grande quantidade de resíduos (galhos cortados e folhagens).

“Depois que as árvores estão desenhadas com a técnica dos bonsais, a redução de resíduos produzidos chega a 99%, além de considerarmos o embelezamento das cidades e o fim das agressões irregulares das podas”, defende.

José Emanoel informa que uma árvore adulta adquire o formato dos bonsais num período de quatro a cinco meses, sendo utilizada em média quatro podas. “Quando o formato já está pronto, ela só precisa ser podada, geralmente, a cada seis meses”, pontua.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS