Tempo - Tutiempo.net

Vinte casos de aids são registrados mensalmente em Feira

O número de casos de aids aumentou 8,6% em Feira de Santana no primeiro semestre deste ano, comparando-se com o mesmo período de 2012. O Programa Municipal de Prevenção DST/HIV/aids registrou, respectivamente, 120 e 110 casos, que foram diagnosticados através de exames realizados no Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA).

 

A média é de 20 casos confirmados mensalmente na cidade. Como o funcionamento do Programa é de segunda a sexta-feira, pode-se considerar que um caso de aids vem sendo diagnosticado diaramente. Segundo a enfermeira coordenadora do Programa, Vanessa Sampaio, os diagnósticos são constatados em pessoas de todas as faixas etárias, embora a maior quantidade seja registrada entre os jovens de 20 a 34 anos. “Pessoas  desta faixa estão com suas vidas sexuais mais ativas”, avalia.

 

Ela observa, ainda, que além da resistência ao uso do preservativo, este público está mais propenso a outras experiências, como compartilhar seringas durante o consumo de drogas. Outro ponto analisado pela enfermeira é a diminuição da relação entre o número de homens e mulheres infectados pelo vírus nos últimos anos. Na década de 80, para cada 16 homens que contraiam o vírus, registrava-se apenas uma mulher. “Neste semestre, esta relação caiu para 1,44”, revela.

 

Para ela, as mulheres se tornaram mais vulneráveis à doença porque enfrentam dificuldade para que o parceiro use a camisinha. “O marido (que às vezes tem vida sexual ativa fora do casamento) não aceita que a esposa peça para ele usar camisinha, nem permite que ela use o preservativo feminino”, considera.

 

O Programa funciona no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho (CSE), localizado na rua Germiniano Costa, e distribui as camisinhas gratuitamente nas unidades de saúde. O preservativo também pode ser encontrado em ONGs parceiras, como a Odungê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Redação, com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS