Tempo - Tutiempo.net

AMORIM: ELEIÇÃO SEM LULA É FRAUDE E QUEM DIZ É A ONU

PAULO CELSO AMORIM

O ex-chanceler Celso Amorim avaliou à TV 247 no início da tarde desta sexta-feira, 17, o impacto da decisão do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter seus direitos políticos preservados e participar das eleições presidenciais.

Para Amorim, se o Brasil não garantir os direitos políticos de Lula e sua participação nas eleições, estará se tornando um “pária” internacional.

“Em 2009, o Brasil assinou um protocolo, ele foi internalizado como lei brasileira, que torna obrigatório o cumprimento das decisões do organismo da ONU. Então você descumprir, estará rompendo totalmente com a legalidade internacional que você aceitou. Isso seria uma coisa gravíssima”, alertou Amorim.

“Eles estão dizendo, em outras palavras, que eleição sem Lula é fraude, porque seria negar os direitos políticos que estão garantidos pela nossa Constituição. E não é o PT, ou um jurista brasileiro de renome que está dizendo, mas sim um comitê independente da ONU, cujas decisões o Brasil aceitou como obrigatórias”, disse Celso Amorim.

A candidatura do ex-presidente Lula será julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo ministro Luis Roberto Barroso, após decisão da presidente da Corte, ministra Rosa Weber. O documento da ONU.

OUTRAS NOTÍCIAS