Carlos Lima
Hoje dia 19/04/2018 às 15:28:02

Geral
Carlos Lima | Publicado em 23/01/2018 às 11:34:53

Assessor jurídico do Planalto se movimenta para assumir AGU enfrenta restrição no STF

Assessor jurídico do Planalto se movimenta para assumir AGU enfrenta restrição no STF O advogado Gustavo do Vale Rocha, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil - Geraldo Magela / Agência Senado

O movimento do subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, para tentar assumir o comando da Advocacia-Geral da União foi mal recebido entre ministros do Supremo Tribunal Federal.

Nos bastidores, há um movimento para tentar desestabilizar a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Interlocutores do presidente Michel Temer foram alertados que seria uma temeridade fazer uma mudança na AGU, porque Gustavo Rocha jamais teria o acesso que hoje tem a ministra Grace junto aos ministros do Supremo. Inclusive, pesou na escolha de Grace essa boa interlocução com os tribunais superiores.

No STF, a desenvoltura recente de Rocha começa a ser vista com restrição. Ministros do Supremo tem sinalizado que preferem uma atuação mais técnica da AGU, enquanto Rocha tem um perfil mais político.

Muito ligado ao deputado cassado Eduardo Cunha, para quem já advogou, Rocha tem boa interlocução com deputados do PMDB e dos partidos do Centrão que respaldam nos bastidores a mudança na AGU.

 Gerson Camarotti

Comentários

comentários

Veja também