Carlos Lima
Hoje dia 06/04/2020 às 14:08:20

Geral
Carlos Lima | Publicado em 21/02/2020 às 14:50:33

Bem-vindos ao mundo das trevas: educação no Brasil se encontra na bacia das almas/ Por Sérgio Jones*

Bem-vindos ao mundo das trevas: educação no Brasil se encontra na bacia das almas/ Por Sérgio Jones* Bolsonaro e o mundo das trevas

governo Jair Bolsonaro em 2019, teve maior impacto no Nordeste. Os cursos mais atingidos são das áreas de engenharia, educação e medicina.

Tal atitude demonstrado pelo atual asno que ocupa a presidência do país, Jair Bolsonaro, e toda a sua sórdida corja demonstram, de forma cristalina, o seu total desapreço pela educação no presente momento de nossa triste história e compromete profundamente o futuro da nação, por extensão a qualidade de vida do povo brasileiro.

As bolsas são financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). Comandada pelo não menos incompetente Abraham Weintraub. A perversa e despudorada medida provocam a redução sistemática de investimentos.

De acordo com levantamentos recentemente realizado por órgão afeitos ao setor, sinaliza que o cancelamento de 7.590 bolsas para financiar pesquisas de pós-graduandos, implica em um total de 84,6 mil estudantes que deixarão de serem atendidos com a falta de repasse destes recursos.

Em todo o país, foram canceladas 8% das bolsas. A Capes paga R$ 1.500 na bolsa de mestrado e R$ 2.200 no doutorado. O mais cruel de toda essa lamentável e deplorável situação, é que tal medida não obedeceu nenhum tipo de critério objetivando preservar regiões que mais precisam de pesquisa e desenvolvimento, como o Nordeste.

Embora a verba destinada para o órgão de educação em 2020 tenha sofrido uma drástica redução, a Capes garante não existir planos para a realização de novo cortes, ao menos, para este ano.

Sérgio Jones, jornalista ( sergiojones@live.com)

Comentários

comentários

Veja também