Tempo - Tutiempo.net

Ex-chanceler de Dilma é indicado para embaixada do Egito

O ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota — Foto: Alexandre Durão/G1

O ex-chanceler Antônio de Aguiar Patriota, que comandou o Palácio do Itamaraty na gestão Dilma Rousseff, foi indicado para o cargo de embaixador do Brasil no Egito. A decisão foi interpretada no Ministério das Relações Exteriores como um “rebaixamento” para a carreira de Patriota.

Na edição desta terça-feira (23) do “Diário Oficial da União”, foi publicada uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro ao Senado na qual o nome de Patriota é submetido à apreciação dos senadores para o comando da chancelaria brasileira no Egito.

Ao blog, embaixadores afirmaram que o Egito é considerado um país de “segundo ou terceiro escalão na hierarquia do Itamaraty” e a indicação de Patriota dá a impressão de “exílio” por ser uma pessoa ligada a Dilma.

Patriota foi chefe do Ministério das Relações Exteriores entre 2011 e 2013. Ele foi retirado da pasta após um episódio envolvendo o senador boliviano Roger Pinto, que se refugiou na embaixada brasileira na Bolívia por mais de 400 dias e deixou o país a bordo de um carro da chancelaria sem o conhecimento de autoridades bolivianas.

Matheus Leitão

OUTRAS NOTÍCIAS