Tempo - Tutiempo.net

Fernando Bezerra fica como líder do governo até Eduardo Bolsonaro ser sabatinado para embaixada nos EUA

Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A ação da Polícia Federal deflagrada na semana passada e que teve como alvo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), levou Jair Bolsonaro a dizer a liados próximos que a situação o coloca em uma posição “desconfortável” e que, pelo menos “por enquanto”, não poderá tomar nenhuma atitude. De acordo com o blog do jornalista Tales Faria, apesar do desconforto, Bolsonaro deverá manter Bezerra Coelho à frente da liderança do governo na Casa até que o  deputado Eduardo Bolsonaro seja sabatinado pelos senadores e tenha o seu nome aprovado como embaixador do Brasil em Washington.

O temor é que ao afastar o parlamentar, senadores ligados ao chamado “centrão” acabem rompendo com o governo e votando contra a indicação. “Depois disso, o senador emedebista é visto como um estorvo para os planos eleitorais do bolsonarismo, especialmente em 2020, quando as eleições municipais devem antecipar a campanha presidencial de 2022”, ressalta a reportagem em referência ao fato do emedebista ser visto por bolsonaristas como representante da velha política” e ser investigado pela Lava Jato.

A ideia é aguardar as principais votações de interesse do governo no Senado –como a reforma da Previdência, a indicação de Augusto Aras para procurador-geral da República e a aprovação do embaixador em Washington– para então diluir o afastamento do líder numa minirreforma ministerial”, ressalta o jornalista.

Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS