Tempo - Tutiempo.net

Temer na ONU: “O desmatamento nos preocupa, especialmente na Amazônia”

Temer, durante seu discurso na ONU nesta terça. RICHARD DREW AP

Em meio às polêmicas que envolvem a liberação de uma área da Amazônia para exploração de minério, o presidente Michel Temer utilizou parte do seu discurso na 72ª Assembleia Geral da ONU, para afirmar a preocupação do Brasil com o meio ambiente, particularmente na região amazônica. “O desmatamento é [uma] questão que nos preocupa, especialmente na Amazônia”, disse. “Nessa questão temos concentrado atenção e recursos. Pois trago a boa notícia de que os primeiros dados disponíveis para o último ano já indicam diminuição de mais de 20% do desmatamento naquela região”.

O presidente se refere aos dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituo do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados no dia 22 de agosto. Entre agosto de 2016 e julho de 2017, período usado como parâmetro para a medição, o desmatamento acumulado na região foi de 2.834 Km². É um número menor apenas que o do ano passado (3.580 Km²) e retrasado (3.323 Km²) na série histórica. “Retomaremos o bom caminho e nesse caminho persistiremos”, disse Temer, em Nova York.

Sem falar sobre metas, Temer disse que o Brasil é líder na produção de energia hídrica e em bioenergia. “O meu país está na vanguarda do movimento em direção à economia de baixo carbono”, disse.

MARINA ROSSI

OUTRAS NOTÍCIAS