Tempo - Tutiempo.net

Assistir a vídeos de gatos melhora o humor e produtividade, diz estudo

a
Raça se gato do Brasil

Assistir aos felinos derrubando coisas por aí ou simplesmente sendo fofos pode ter um efeito mais importante no cérebro do que você pensa, principalmente no ambiente de trabalho.

De acordo com um novo estudo, publicado na revista científica Computers in Human Behavior (sim, existe um estudo sobre isso), os vídeos aumentam as emoções positivas dos espectadores e diminuem as negativas.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Indiana, analisou a reação de 7 mil pessoas após verem esse tipo de conteúdo.

De acordo com os resultados, os participantes se sentiram mais positivos após a experiência e estavam menos ansiosos e estressados.

De acordo com a professora assistente Jessica Gall Myrick, os vídeos ajudam a enfrentar as tarefas diárias no trabalho e a procrastinação.

“Mesmo que as pessoas estejam assistindo a vídeos de gatos no YouTube enquanto deveriam estar trabalhando, as emoções adquiridas realmente ajudam no cumprimento de tarefas difíceis”, disse.

Segundo Myrick, muitas pessoas ainda acham que o tema não é suficientemente digno de ser pesquisado pela academia, mas isso deve mudar.

“Se nós quisermos entender melhor os efeitos que a Internet tem em nós como indivíduos e como sociedade, os pesquisadores não podem ignorar os ‘gatinhos da internet’”, explica.

VINICIUS YAMAMOTO

OUTRAS NOTÍCIAS