Tempo - Tutiempo.net

China pede aos criadores de suínos para ampliar reposição de rebanhos

Governo chinês defina batalha contra a peste suína africana como "uma guerra de longo prazo" — Foto: José Medeiros / Gcom-MT

O governo da China recomendou aos criadores de porcos que reabasteçam rapidamente seus rebanhos e está planejando comprar mais carne suína para reservas, disse uma autoridade do governo chinês nesta quarta-feira (16).

As medidas serão tomadas para reduzir as altas de preço esperadas para este ano, na esteira dos surtos de peste suína africana.

Os preços do suíno no maior produtor mundial da carne devem subir na segunda metade de 2019, já que o número de porcos vem caindo, disse Tang Ke, diretor do departamento de mercado e informação do Ministério da Agricultura chinês.

“Recomendamos que a maioria dos agricultores ajuste sua produção e aumente o reabastecimento de maneira oportuna”, disse Tang, num momento em que os produtores têm promovido medidas para prevenir e controlar a peste suína africana.

Surto de febre suína na China favorece criadores de frango.

JBS diz que peste suína na China pode beneficiar exportadores do Brasil e dos EUA.

A China luta contra uma epidemia de peste suína africana que já atingiu 24 de suas províncias e levou ao abate de mais de 900 mil porcos.

A doença é mortal para os animais, mas não afeta humanos.

Descrevendo a batalha contra a doença como uma “guerra de longo prazo”, Tang disse que o problema ainda não atingiu os preços domésticos da carne suína e que os estoques atualmente são “suficientes”.

Ele espera que ainda não haja grande volatilidade nos preços da carne suína antes do feriado do Ano Novo Lunar, no início de fevereiro, quando a carne é amplamente consumida.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS