Carlos Lima
Hoje dia 15/09/2019 às 18:00:47

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 19/08/2019 às 09:14:05

Ações dos EUA na Síria violam a soberania do país, diz Irã

Ações dos EUA na Síria violam a soberania do país, diz Irã (Foto: Prensa Latina)

As ações norte-americanas no nordeste da Síria, que visam criar a chamada zona de segurança, minam a integridade territorial e a soberania do país, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abás Musaví.

“O comportamento dos EUA no nordeste da Síria é um ataque aberto contra a soberania e integridade territorial da Síria e é contrário aos princípios do direito internacional e da Carta da ONU”, disse Musavi no Telegrama do Ministério das Relações Exteriores.

Ele também observou que “as últimas declarações e acordos de autoridades norte-americanas na zona de segurança no nordeste da Síria são provocativos e causam preocupação”.

Nos últimos anos, a Turquia ameaçou repetidamente lançar uma ofensiva contra as milícias curdas no norte da Síria, que considera estar ligada a terroristas, caso não consiga criar uma zona de segurança com os EUA naquela região.

Autoridades da Turquia e dos EUA fizeram uma reunião em Ancara e concordaram em 7 de agosto em estabelecer um centro de operações conjuntas e coordenar esforços para criar uma zona de segurança no norte da Síria.

O governo da Síria qualifica o acordo turco-americano sobre a zona de segurança de ataque flagrante contra a soberania e a integridade territorial do país árabe e uma séria violação dos princípios do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.

Sputnik

Comentários

comentários

Veja também