Tempo - Tutiempo.net

Bolsonaro oferece Brasil para sediar reunião dos EUA sobre Oriente Médio.

Imagem: Alan Santos/PR

 O governo de Jair Bolsonaro, submisso ao de Donald Trump, vai sediar, em fevereiro de 2020, uma conferência internacional sobre a região do Oriente Médio, iniciativa norte-americana que, ao contrário de favorecer a paz, pode atiçar ainda mais os conflitos, porque um dos objetivos de Washington é criar uma aliança para isolar o Irã.

O primeiro encontro da iniciativa ocorreu em fevereiro de 2019, em Varsóvia. A Polônia, uma aliada de Trump, aceitou a função de sediar o evento, que passou a ser conhecido como o “Processo de Varsóvia”.

A Conferência não conta com o apoio de importanes atores internacionais, como Rússia, Alemanha, França e a Autoridade Nacional Palestina. O Irã, alvo dos ataques dos organizadores, sequer foi convidado.

As informações são do blog do jornalista Jamil Chade. Especialista no acompanhamento de conflitos internacionais e atividades diplomáticas, o jornalista informa que nos últimos meses, a administração Trump tem pressionado Bolsonaro e seu chanceler, Ernesto Araújo, a ampliar a pressão sobre os iranianos, um dos maiores destinos de exportações agrícolas do Brasil na região.

247

OUTRAS NOTÍCIAS