Tempo - Tutiempo.net

Coletes amarelos entram em confronto com a polícia em Paris

Coletes amarelos colocam fogo em barricada durante protesto em Paris, neste sábado (16) — Foto: Philippe Wojazer/ Reuters

Os coletes amarelos voltaram a entrar em confronto com a polícia em Paris, na França, na manhã deste 18º sábado de mobilização. Há relatos de lojas, agências bancárias e saques na tradicional avenida Champs-Elysées, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).

As autoridades franceses estavam cientes que a mobilização deste sábado (16) contaria com a infiltração de ativistas ultraviolentos, inclusive vindos do exterior.

Os incidentes de violência começaram cedo, às 10h30 no horário local (6h30 em Brasília), nas proximidades do Arco do Triunfo. Manifestantes construíram barricadas e atacaram carros da polícia, que reage com bombas de gás lacrimogêneo.

Policiais foram atacados com pedras e outros projéteis cortantes. Vários cortejos de coletes amarelos não foram declarados, de acordo com autoridades da área de segurança.

Durante a semana, um militante histórico do movimento, Eric Drouet, disse nas redes sociais que era necessário acabar com o “pacifismo” das manifestações. Drouet, que é motorista de caminhão, convidou “coletes amarelos” de todo o país a se reunir na capital e citou o apoio de militantes que poderiam vir da Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

Pelo menos 5 mil policiais e seis carros blindados compõem o dispositivo de segurança em Paris. Outras ações estão programadas em Bordeaux, Dijon, Caen e Montpellier.

O grande debate nacional lançado pelo presidente Emmanuel Macron para encontrar soluções à crise dos coletes amarelos terminou oficialmente nesta sexta-feira (15). Mas as propostas feitas por milhares de franceses desde janeiro estão sendo processadas e o governo só deve fazer anúncios oficiais nas próximas semanas, segundo a RFI.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS