Carlos Lima
Hoje dia 23/10/2017 às 11:25:55

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 15/09/2017 às 16:41:09

Conselho de Segurança ONU faz reunião de emergência após novo míssil norte-coreano

Conselho de Segurança ONU faz reunião de emergência após novo míssil norte-coreano ONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU MARCA REUNIÃO APÓS NOVO TESTE DA COREIA DO NORTE

Conselho de Segurança da ONU fará uma reunião de urgência nesta sexta-feira (15), depois do novo disparo de um míssil pela Coreia do Norte, informou a presidência do órgão na quinta-feira (14).

A reunião esta sendo realizada  desde às 15h de Nova York (16h, no horário de Brasília), segundo a presidência etíope do Conselho. Um diplomata disse à France Presse que o debate acontecerá a portas fechadas.

O lançamento de um novo míssil acontece depois que o Conselho de Segurança da ONU impôs nesta semana um novo pacote de sanções à Coreia do Norte pelo desenvolvimento de seu programa nuclear e balístico que incluiu um sexto ensaio nuclear, de uma potência sem precedentes nesse país.

Pyongyang havia prometido na quarta (13) acelerar seus programas militares proibidos em resposta às “maléficas” sanções da ONU.

As novas sanções consistiram em um embargo sobre as exportações de gás para a Coreia do Norte, uma limitação às exportações de petróleo e de produtos refinados, e a proibição das exportações norte-coreanas de têxteis.

No entanto, o projeto de embargo petroleiro total promovido pelos Estados Unidos teve que ser abandonado para conseguir que a China, que fornece petróleo à Coreia do Norte e tem direito de veto no Conselho de Segurança, deu seu aval às sanções.

France Presse

Comentários

comentários

Veja também