Carlos Lima
Hoje dia 29/06/2017 às 12:34:11

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 27/04/2017 às 12:43:16

Estado Islâmico perde mais uma localidade para as forças iraquianas

Estado Islâmico perde mais uma localidade para as forças iraquianas Forças iraquianas reconquistaram mais de um terço da parte oeste de Mossul

As forças iraquianas reconquistaram nesta quinta-feira a localidade de Hatra (norte) das mãos do grupo Estado Islâmico (EI), um dia depois de terem retomado a cidade antiga de mesmo nome, indicaram fontes militares.

As unidades paramilitares Hashd al Shaabi (Mobilização Popular) anunciaram a expulsão do Estado Islâmico de Hatra, situada 120 km a sudoeste de Mossul, depois de três dias de ofensiva.

O general Abdelamir Yaralla confirmou em um comunicado do Comando Conjunto das Operações Militares que “as forças de Hashd al Shaabi libertaram completamente Hatra em um tempo recorde”.

Yaralla, que coordena a ofensiva para reconquistar a totalidade da cidade de Mossu, disse que a bandeira iraquiana foi içada nos principais prédios depois da batalha que causou perdas importantes aos extremistas.

Na véspera, as unidades Hashd al Shaabi — compostas por grupos paramilitares dominados por milícias xiitas apoiadas pelo Irã – retomaram a cidade antiga de Hatra, inscrita na lista do patrimônio mundial da Unesco e situada perto da localidade de mesmo nome.

A cidade antiga de Hatra, situada em uma região desértica, foi construída no século II ou II a.C. e foi um importante centro comercial e religioso do império persa de Parta.

Istoé

Comentários

comentários

Veja também