Tempo - Tutiempo.net

EUA protegem ilha no Pacífico com escudo antimísseis

Sejam bravatas ou não as ameaças disparadas pela Coreia do Norte, o Pentágono anunciou nesta quarta feira (4) que encara com seriedade as declarações de Pyongyang e que enviará nas próximas semanas um avançado sistema antimísseis para sua base em Guam, no Pacífico.

 

O governo norte-coreano anunciou nos últimos dias a reativação de todas as suas instalações nucleares e ameaçou atacar bases dos EUA na região, incluindo a da Ilha de Guam, território administrado pelos americanos no Pacífico. A tensão aumentou desde a adoção de novas sanções pela ONU em fevereiro, após o terceiro teste nuclear da Coreia do Norte.

– Algumas das ações que eles tomaram nas últimas semanas representam um perigo claro e real – declarou o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, durante uma palestra em uma universidade em Washington.

Hagel afirmou que as respostas americanas têm sido responsáveis e moderadas, e que o país tem trabalhado com a China e outras nações para resolver a questão.

 

Pouco depois da declaração de Hagel, o Departamento de Defesa afirmou que vai enviar o sistema conhecido como Defesa Aérea Terminal de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês) a Guam. O sistema inclui um lançador sobre um caminhão, interceptadores de mísseis, um radar de rastreamento AN/TPY-2 e um sistema integrado de controle de mísseis.

– Os Estados Unidos continuam vigilantes diante das provocações norte-coreanas e se mantêm prontos para defender o território dos EUA, de nossos aliados e nossos interesses nacionais – afirmou um porta-voz do Pentágono.

Fonte: Redação / Estadão

OUTRAS NOTÍCIAS