Tempo - Tutiempo.net

Governo argentino destitui chefe da Marinha após caso de submarino

Submarino militar argentino ARA San Juan é visto deixando o porto de Buenos Aires (Foto: Armada Argentina/Handout via Reuters)

O governo da Argentina destituiu o chefe da Marinha, Marcelo Srur, como consequência de investigação aberta após o desaparecimento há um mês do submarino ARA San Juan, confirmaram neste sábado (16) fontes oficiais.

A agência estatal “Télam” informou que o ministro da Defesa argentino, Oscar Aguad, solicitou que Marcelo Srur se aposentasse.

Também será formada uma comissão investigadora composta por três submarinistas: um deles é Jorge Bergallo, pai de Jorge Ignacio Begallo, um dos 44 tripulantes desaparecidos no submarino.

A comissão investigadora será independente do Ministério da Defesa, com orçamento próprio e ilimitado, “a fim de poder chegar à verdade do que aconteceu com o submarino”, indicaram as fontes oficiais.

Há um mês, o submarino San Juan estabeleceu sua última comunicação. Ele viajava do porto de Ushuaia até sua base, na cidade de Mar del Plata.

Atualmente, diversos navios de vários países continuam trabalhando nas buscas, a cerca de 400 quilômetros do litoral argentino.

Agência EFE

OUTRAS NOTÍCIAS