Carlos Lima
Hoje dia 21/11/2017 às 21:24:18

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 12/07/2017 às 12:05:11

Iraque segue combate contra Estado Islâmico em Mossul mesmo após declarar vitória

Iraque segue combate contra Estado Islâmico em Mossul mesmo após declarar vitória Mesmo após declaração de retomada de Mossul, combates seguem na cidade iraquiana (Foto: AP Photo/Felipe Dana)

Forças iraquianas enfrentaram combatentes do Estado Islâmico que resistiam na Cidade Velha de Mossul nesta quarta-feira (12), mais de 36 horas depois de o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, ter declarado vitória sobre os militantesna capital de seu califado autoproclamado.

O anúncio de Abadi marcou a maior derrota para o grupo radical sunita desde que seus militantes dominaram o norte do Iraque há três anos, mas partes de Mossul continuam inseguras e a cidade foi fortemente danificada pelos nove meses de extenuante combate urbano.

Cerca de 900 mil pessoas fugiram do combate, com mais de um terço morando em campos do lado de fora da cidade e o resto vivendo com familiares e amigos em outros bairros. As atividades retornaram rapidamente para Mossul e trabalhos para restaurar casas e infraestruturas já estão em andamento.

Entretanto, forças do Iraque trocaram tiros com militantes em seu reduto final pouco antes de meia-noite e até a manhã, disseram dois moradores que vivem do outro lado do Rio Tigre à Reuters.

Helicópteros do Exército bombardearam a Cidade Velha, embora não tenha ficado claro se foram explosões controladas ou bombas desencadeadas pelo Estado Islâmico, disseram os moradores por telefone.

“Nós ainda vivemos em uma atmosfera de guerra apesar do anúncio de vitória há dois dias”, disse Fahd Ghanim, de 45 anos.

Reuters

Comentários

comentários

Veja também