Tempo - Tutiempo.net

Justiça italiana nega pedido e mantém prisão perpétua de Battisti

Battisti admitiu envolvimento em quatro assassinatos — Foto: Reprodução/JN

A Justiça italiana confirmou a sentença definitiva de prisão perpétua para Cesare Battisti pelo homicídio de quatro pessoas na década de 1970, segundo o “Corriere Della Sera” e outros jornais da Itália.

A defesa do italiano havia pedido para trocar a sentença para 30 anos, mas não foi contemplada. Depois de quatro anos de detenção, ele poderá começar a protocolar benefícios de cumprimento de pena.

Battisti foi preso na Bolívia em janeiro deste ano e extraditado para a Itália, depois de 37 anos em que ele conseguiu evitar a polícia –parte deles, no Brasil.

Ele chegou ao país em 2004, e viveu aqui durante 14 anos como refugiado. Era considerado foragido desde 14 de dezembro de 2018, quando o então presidente Michel Temer assinou decreto de extradição. Battisti, então, teve o nome incluído na lista da Interpol.

Em março, ele confessou a um procurador italiano que esteve envolvido em quatro homicídios quando integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

Ele havia sido condenado em 1993 pelos assassinatos de um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão (o filho do joalheiro ficou paraplégico, depois de também ser atingido).

G1

OUTRAS NOTÍCIAS