Tempo - Tutiempo.net

Mais de 360 refugiados morreram tentando chegar à Europa pelo Mediterrâneo

QUASE TODOS MORRERAM QUANDO O BARCO VIROU

Segundo a organização, 13.924 pessoas chegaram à Europa pelo mar em 2017 até o dia 22 de fevereiro, com 75% dos migrantes e refugiados chegando à Itália, enquanto o restante entrou no continente por Grécia e da Espanha.

Durante o mesmo período de 2016, foram registradas 105.427 chegadas, o que representa uma redução de cerca de 86% do número de migrantes que entraram na Europa por essa região.

Com 14 mortes por dia em 2016, rota do Mediterrâneo é a mais letal do mundo para migrantes e refugiados, Conforme as estatísticas da OIM.

A Unicef registrou cerca 25,8 mil crianças não acompanhadas chegaram à Itália após atravessarem o Mediterrâneo em 2016

Mediterrâneo foi a região mais letal para refugiados e migrantes em 2016, afirmam organizações

O presidente do Conselho Europeu defende a ideia de fechar rota migratória no Mediterrâneo,  a UE aprova medidas para conter chegada de imigrantes pelo Mediterrâneo, principal via de entrada de refugiados

No entanto, o número de mortes em 2017 aumentou mais de 370% em comparação com os primeiros 53 dias de 2016, período em que 97 pessoas perderam a vida tentando cruzar o Mediterrâneo. No total, foram mais de 5.000 vítimas na região no ano passado.

Do total de vítimas, 326 morreram ou desapareceram na rota central do Mediterrâneo – da Líbia à Itália. A União Europeia aprovou no começo do mês medidas de cooperação com a Líbia e países vizinhos para fechar a rota central do Mediterrâneo e “destruir o modelo de negócios de traficantes”.

Atualmente, a rota central do Mediterrâneo é a principal via de entrada de imigrantes na UE, em sua maioria através da Itália, segundo comunicado publicado pelos líderes europeus na cúpula de Malta.

Segundo o presidente da Comissão Nacional para o Direito de Asilo da Itália, o governo italiano bateu o recorde de pedidos de asilo e refúgio em 2016, com 123 mil solicitações.

Não conseguiram sobreviver

Com informações da Organização Internacional Mundial para as Migrações – OIM

OUTRAS NOTÍCIAS