Carlos Lima
Hoje dia 17/10/2017 às 05:55:13

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 02/05/2017 às 10:25:40

Marine Le Pen está a ser acusada de plagiar discurso do candidato derrotado na primeira volta

Marine Le Pen está a ser acusada de plagiar discurso do candidato derrotado na primeira volta Marine Le Pen plagia discurso de Fillon no dia do trabalhador

Uma gaffe ou um momento fabricado…Marine Le Pen está a ser acusada de plagiar um discurso do candidato derrotado na primeira volta, François Fillon.

Num comício feito esta segunda-feira em Villepinte, no nordeste de Paris, Le Pen falou sobre a identidade francesa, sobre as fronteiras e língua francesas. Mesmo para quem não percebe francês, as semelhanças são evidentes. O discurso de Fillon foi lido a 15 de abril. Os dois dizem: “Três frentes marítimas: A Mancha e o Mar do Norte abertos ao mundo aglo-saxónico e a imensidão setentrional; a fachada atlântica que há séculos nos abre ao mundo e a muitas aventuras; a fachada mediterrânea, casa das civilizações mais antigas e mais ricas da História”.

Questionado sobre o plágio, o diretor de campanha de Le Pen, David Rachline, explicou que este foi “um piscar de olho” aos eleitores de Fillon, de centro direita.

De acordo com o jornal Le Monde, o texto dos dois candidatos tem citações do antigo primeiro-ministro Georges Clemenceau e do escritor Andre Malraux.

Um pouco por toda a França, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se contra o que chamam de populismo Marine Le Pen. As últimas sondagens mostram que a diferença entre os dois candidatos às presidenciais diminui: Macron tem 59% das intenções de voto, contra 41% para Le Pen.

  euronews

Comentários

comentários

Veja também