Carlos Lima
Hoje dia 17/10/2017 às 06:03:06

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 12/06/2017 às 10:59:06

O motivo pelo qual promotor americano diz ter sido demitido por Trump

O motivo pelo qual promotor americano diz ter sido demitido por Trump Ex-procurador dos EUA, Preet Bharara, diz que foi demitido depois de recurar uma ligação de Donald Trump

Um ex-promotor federal de Nova York revelou ter sido demitido por Donald Trump depois de receber vários telefonemas incomuns do presidente dos Estados Unidos.

Preet Bharara disse ao programa This Week, da rede americana de TV ABC News, que as ligações de Trump ultrapassaram o limite que separa o Poder Executivo da atividade de investigadores criminais independentes. Ele conta ter sido demitido após recusar receber uma terceira ligação.

A Casa Branca ainda não comentou sobre o assunto.

Indicado pelo ex-presidente Barack Obama, Bharara, que foi o procurador federal chefe em Manhattan, disse que Trump pareceu tentar “cultivar algum tipo de relacionamento” depois que ambos se encontraram no final de 2016. Mas Bharara achou a iniciativa “inadequada” depois que Trump assumiu a Presidência.

“O número de vezes que o presidente Obama me ligou durante sete anos e meio foi zero”, contou Bharara. “O número de vezes que eu esperaria receber uma ligação do presidente dos Estados Unidos seria zero, porque tem que haver uma relação sem intimidade dada a jurisdição que as pessoas ocupam”.

A entrevista foi exibida dias após o testemunho ante o Senado americano de James Comey, ex-diretor do FBI demitido por Trump em maio. Na ocasião, Comey acusou Trump de ter-lhe pedido “lealdade”, em um jantar logo após assumir a Presidência.

Trump nega categoricamente o fato e acusou Comey – amigo e ex-colega de Bhahara – de ser “muito covarde” por vazar conversas privadas.

 

BBC

Comentários

comentários

Veja também