Carlos Lima
Hoje dia 13/11/2019 às 14:29:16

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 17/10/2019 às 10:48:15

Presidente da Catalunha sugere novo referendo sobre independência da região

Presidente da Catalunha sugere novo referendo sobre independência da região Presidente regional catalão, Quim Torra, fala durante sessão no parlamento em Barcelona, nesta quinta-feira (17) — Foto: Josep Lago / AFP

O presidente regional da Catalunha, Quim Torra, sugeriu nesta quinta-feira (17) uma nova votação sobre a independência na região espanhola durante seu mandato em resposta à condenação a penas de prisão para os líderes da declaração fracassada de independência de 2017. “Teremos que voltar a colocar as urnas para autodeterminação”, declarou Torra.

Ele se propõe a encerrar a legislatura, que expira no início de 2022, “validando a independência” e “reexercitando o direito à autodeterminação”, ou seja, realizando um novo referendo, de acordo com o jornal espanhol “El Mundo”.

“Todos conhecemos as dificuldades impostas pela repressão e pelo medo. Mas devemos seguir em frente e não ser intimidados por ameaças e proibições”, afirmou.

A tentativa fracassada de secessão de outubro de 2017, promovida pelo antecessor de Torra, Carles Puigdemont, levou à condenação entre 9 e 13 anos de prisão de nove líderes separatistas. A decisão tomada na segunda-feira (14) pela Suprema Corte da Espanha gerou uma onda de protestos, alguns deles, violentos nessa região do nordeste da Espanha.

Durante o seu discurso, Torra não condenou a violência durante os protestos em que os manifestantes colocaram fogo em carros e lançaram coquetéis molotov na polícia, de acordo com a France Presse.

Torra fez um apelo para “isolar e separar os provocadores e agitadores dos manifestantes separatistas”, mas também pediu para que sejam investigadas as ações da polícia subordinada a seu próprio governo por supostos excessos.

G1

Comentários

comentários

Veja também