Tempo - Tutiempo.net

Rússia diz que Brics atingiram a maturidade e se fortaleceram internacionalmente

Vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov (Foto: Paulo Emílio)

A Rússia considera que os Brics concluíram a sua etapa de formação como uma parceria multilateral e multidimensional e a fase de busca da própria identidade, transformando-se em um bloco indispensável no mundo contemporâneo.

“Hoje, ninguém concebe a arquitetura das relações internacionais sem os Brics”, argumentou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia durante a 11ª edição do Fórum Gaidar.

Ryabkov declarou que no mundo atual, abalado por conflitos e um pouco imprevisível, os Brics – presididos pela Rússia em 2020 – funcionam como “uma parceria que trabalha exclusivamente com base nos princípios e abordagens compartilhados em relação às questões internacionais”.

“Trata-se, fundamentalmente, de multilateralismo, de defesa do direito internacional e do consenso. Nunca impomos nada a ninguém”, ressaltou.

O vice-ministro russo observou que alguns especialistas acusam os Brics de não tomar partido em certos assuntos, e respondeu que isso se deve ao fato de esses países “respeitarem as particularidades uns dos outros e a particularidade das abordagens em relação a vários aspectos da agenda”. Segundo o diplomata, este é “o lado forte” dos Brics.

247

OUTRAS NOTÍCIAS