Tempo - Tutiempo.net

Trump defende indicado para a Suprema Corte acusado de má conduta sexual

Trump fala com a emibaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, nesta segunda (24) — Foto: AP/Evan Vucci

O presidente americano Donald Trump demonstrou apoio ao seu indicado para a Suprema Corte, Brett Kavanaugh, dizendo que as acusações de má conduta sexual contra ele são “totalmente políticas”.

Trump disse que Kavanaugh é “extraordinário”, e acrescentou: “Estou com ele até o fim”.

A indicação de Kavanaugh está sob risco ainda maior depois que a revista “The New Yorker” publicou o relato de uma mulher que diz que Kavanaugh a forçou a entrar em contato com seu pênis enquanto ambos estavam embriagados em uma festa. Ela é a segunda a acusar o juiz de má conduta.

A primeira, Christine Blasey Ford, disse que Kavanaugh a assediou no ensino médio. Ela afirma que ele tampou sua boca e tentou tirar sua roupa. Ford e Kavanaugh devem testemunhar na quinta-feira no Senado. Ele nega as alegações.

2ª acusação

Os democratas do Senado dos EUA investigam a acusação da mulher identificada como Debora Ramírez, que assegura ter também sofrido assédio sexual por parte de Brett Kavanaugh, quando ele cursava seu primeiro ano na Universidade Yale.

Segundo publicou a revista “The New Yorker” em seu site, Ramírez, de 53 anos, afirma que o caso ocorreu entre os anos de 1983 e 1984. De acordo com ela, Kavanaugh tirou a roupa, bêbado, durante uma festa em uma residência de estudantes, colocou o pênis em seu rosto e a fez tocá-lo sem seu consentimento, enquanto ela tentava tirá-lo de cima.

Em declaração divulgada pela Casa Branca, Kavanaugh negou que o evento tenha acontecido.

“Este suposto evento de 35 anos atrás não aconteceu. As pessoas que me conheciam na época sabem que isto não aconteceu, e disseram isso. Isto é uma difamação, clara e simples”, disse o indicado ao Supremo Tribunal americano.

“Espero testemunhar na quinta-feira sobre a verdade, e defendendo meu bom nome, e a reputação de caráter e integridade que construí ao longo de minha vida, contra estas acusações de último momento”, disse Kavanaugh.

Primeiro caso

O primeiro caso de assédio contra o juiz foi denunciado por Christine Blasey Ford, que aceitou depor no Senado. Seus advogados divulgaram neste domingo que o depoimento foi marcado para a próxima quinta-feira.

Christine acusa Kavanaugh de atacá-la durante uma festa, quando eles estavam no ensino médio, na década de 80. Ele nega o caso, mas ela solicitou uma investigação do FBI a respeito.

Kavanaugh também concordou em depor em uma audiência do Comitê Judiciário do Senado programada para as 10h locais de quinta-feira.

As acusações estão alongando o processo de confirmação do controverso juiz ao cargo vago na Suprema Corte. Kavanaugh é considerado muito conservador pelos democratas, que também o acusam de não ter mostrado todos os antecedentes profissionais.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS