Tempo - Tutiempo.net

Cresce apoio na Câmara a Rodrigo Maia; Jovair Arantes busca votos

Rodrigo Maia

Após o PCdoB oficializar apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da Câmara, na próxima segunda-feira, o deputado vai se reunir com parlamentares do PSD para discutir a adesão à sua campanha.

A tendência é que o partido feche apoio à recondução de Maia.O novo líder do PSD na Câmara em 2017, deputado Marcos Montes (MG), promoverá o encontro para que Maia converse diretamente com a bancada sobre o espaço que oferecerá ao partido na Mesa Diretora e as possíveis relatorias que serão destinadas aos deputados do PSD.

“Não quero que ele fale só para mim, quero que ele diga para toda a bancada”, disse Montes.

O parlamentar já conversou com Maia por telefone, mas não revelou qual espaço foi oferecido ao PSD. O partido pleiteia o comando da terceira ou da quarta-secretaria da Câmara.

Montes espera anunciar a posição do partido entre terça, 24, e quarta-feira, 25. Até o momento, não houve contato com o outro candidato do Centrão, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

Oficialmente, a liderança da sigla será exercida até o final do mês por Rogério Rosso (DF), mas Montes obteve o aval da cúpula do partido para conduzir as negociações relacionadas à eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Nesta semana, Rosso — que também postula o cargo — enviou uma mensagem aos colegas de bancada liberando-os para aderir a outro candidato.

Nos bastidores, ele admite que não sustentará uma candidatura avulsa, sem o aval do PSD, e que sabe “até onde pode ir” na busca por sua viabilização como candidato à presidência da Câmara.

O também candidato à liderança da Casa, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), passou o dia de ontem em campanha entre Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Na capital baiana, o deputado encontrou-se com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP).

À tarde esteve com o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), e o prefeito da capital Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B). À noite, sua agenda marcava jantar com a bancada federal de Sergipe.

OUTRAS NOTÍCIAS