Tempo - Tutiempo.net

Senado adiou a votação da reforma da Previdência

(Foto: Roque de Sá)

 A falta de acordo com os partidos de oposição e impasses na negociação sobre as regras de divisão dos recursos do pré-sal levaram as lideranças do governo e do Senado a adiarem a votação do segundo turno da Reforma da Previdência.

Reportagem do Globo informa que além da falta de acordo com os partidos da oposição para quebra de interstício (prazo de 5 sessões entre a votação em primeiro turno e em segundo) para apreciar a matéria nesta quarta-feira, há risco de não haver quórum suficiente na próxima semana em razão dos eventos relacionados à canonização de Irmã Dulce, previstos para ocorrer no dia 13 em Roma e dia 20 em Salvador.

Além disso, o governo ainda está negociando com o Senado e a Câmara dos Deputados uma solução sobre a divisão entre estados e municípios dos recursos do megaleilão do pré-sal da chamada cessão onerosa.

Alguns senadores condicionam a esse acordo a conclusão da votação da reforma da Previdência.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e o relator da reforma, Tasso Jereissati (PSDB-CE) aguardam a chegada dos parlamentares nesta terça-feira para tentar um acordo de última hora, que permita votar a proposta ainda nesta semana.

Mas as chances de entendimento são pequenas, segundo o líder do PSL, senador Major Olímpio (SP). “A possibilidade real é que fique para o dia 22”, disse.

247

OUTRAS NOTÍCIAS