Tempo - Tutiempo.net

Trabalho na saúde garante Comenda Dr. Gastão Guimarães a Charline Portugal

A homenageada enfermeira Charline Portugal

A Câmara Municipal de Feira de Santana iniciou a programação de sessões solenes, na noite de ontem, segunda-feira (19) em alto estilo.

O plenário e a galeria ficaram lotados para a homenagem prestada à enfermeira e professora, Charline de Almeida Macedo Portugal com a Comenda Dr. Gastão Guimarães.

Visivelmente emocionada, Charline Portugal falou de sua trajetória na área de saúde, agradeceu a honraria recebida e ao prefeito José Ronaldo pela confiança e lembrou que desde criança sonhava com a profissão escolhida, quando dizia simplesmente que queria “trabalhar com gente”.

A enfermeira disse que a sua responsabilidade e o compromisso com a saúde da comunidade aumentam a partir da iniciativa da Câmara Municipal.

“Todas as coisas têm seu tempo e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada uma foi prescrito”, afirmou Charline, citando Eclesiastes, que confessou a necessidade de lidar sempre com pessoas que a façam movimentar a sua vida “para aprender com a vida de outras pessoas e ensinar, quando assim possuísse alguma sabedoria”. No Hospital da Mulher, disse, é mais do que aplicar técnicas aprendidas, “é respeitar a alegria e a dor”.

“Mulher decidida, de caráter firme e de grande força espiritual, desenvolve múltiplas atividades. Enfrenta desafios à frente de um equipamento público de relevância para Feira de Santana, com uma atuação marcante em favor da sociedade feirense”, resumiu o vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, ao saudar a homenageada da noite e convidados presentes à sessão, destacando que “abnegação é uma qualidade predominantemente feminina”.

Justificando a concessão da honraria, o vereador ressaltou a postura digna da enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pós-graduada em Gestão de Serviços Públicos de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cadmiel lembrou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e afirmou que “a independência feminina não é e não será uma concessão masculina, mas uma conquista, cujo mérito pertence à própria mulher”.

Sobre a vida profissional de Charline Portugal, disse que a mesma iniciou a carreira na Casa de Saúde Santana e no Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Em 1992 ingressou no Hospital da Mulher como coordenadora de Enfermagem e hoje exerce a função de Diretora do Complexo Materno Infantil. É docente da Faculdade Anísio Teixeira e da FTC Feira de Santana – nesta instituição há 14 anos.

A mesa de honra da solenidade, que foi encerrada com o Hino a Feira de Santana entoado pelo ex-secretário de Saúde Gutemberg Almeida, foi formada pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, que conduziu a sessão; secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; procurador geral do Município Cleudson Almeida; deputado estadual Tom Araújo; a homenageada e seu marido Agnelo Macedo Portugal Júnior.

Entre os convidados que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania, a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, e a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Hayana Leal Barbosa, secretários municipais, lideranças políticas de Feira de Santana e de outras cidades da região, familiares e amigos da homenageada.

Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS